Nossa seguros atinge receita de 54.3 mil milhões de kwanzas

     Economia           
  • Luanda     Quarta, 27 Março De 2024    09h18  
Notas de kwanzas
Notas de kwanzas
Pedro Parente-ANGOP

Talatona – As receitas da Nossa Seguros em 2023 atingiram 54.3 mil milhões de Kwanzas, um crescimento de 23% face aos 44.3 mil milhões de kwanzas registados em 2022, informou terça-feira, em Luanda, o presidente da Comissão Executiva (PCE), Alexandre Carreira. 

De acordo com o PCE da empresa, que fazia apresentação do relatório e contas de 2023 aos jornalistas, com o crescimento de 23 por cento dos prémios Brutos Emitidos (PBE), a seguradora conseguiu adaptar-se a um ambiente económico desafiante, oferecendo soluções  satisfatórias as necessidades diversificadas dos clientes.

Este crescimento, apontou, reflete-se também no aumento do número de clientes e apólices.

Explicou que, relativamente ao desempenho financeiro, a instituição demonstrou uma resiliência considerável com posição robusta, sendo a margem de solvência de 306% e o rácio de cobertura das provisões técnicas de 198%, indicadores claros de saúde financeira, garantindo aos stakeholders que estão a investir numa instituição estável e confiável. 

 Alexandre Carreira indicou que os resultados líquidos do exercício de 2023 foram de 8.4 mil milhões de kwanzas, um crescimento de 23%, em relação ao ano anterior, sendo que a média anual de crescimento nos últimos quatros anos foi de 20%. 

Outro destaque vai também para os capitais próprios da seguradora que registaram um crescimento de 33%, acima daquilo que é a rentabilidade nos instrumentos financeiros alternativos no mercado.  

Considerou que o lançamento de novas funcionalidades na aplicação móvel Nossa APP e a introdução de serviços como o Sistema de Débito Directo (SDD) mostram aposta na digitalização e na melhoriacontínua do cliente.

“Estes resultados são o produto de uma gestão prudente e de uma estratégia bem definida, focada em manter uma oferta diversificada de produtos, para os segmentos particulares e empresariais, e investindo continuamente na formação e capacitação dos colaboradores", disse. 

Elucidou que o capital próprio teve uma cifra de 33%, representando uma rentabilidade dos instrumentos alternativos do Mercado, acima dos 30%. 

A margem de solvência é um indicador que representa a capacidade de honrar compromissos e robustez financeira, sendo o valor mínimo, para esse rácio, de 100 %.

Para o PCE, no ano de 2023 conseguiu-se atingir o grau de 93% de concretização do plano  estratégico "Win 2023"  e o alcance,  nos últimos dois anos, da liderança do sector segurador privado em Angola. 

Frisou que neste ciclo se obteve a certificação da Great Place to Work, com elevado grau de satisfação dos colaboradores e distinguidos como melhor empresa do ano, no sector financeiro, na 9ª Edição dos Prémios Sirius, promovidos pela Deloitte.

 Por sua vez, o administrador Executivo, Marcelo Perdigão, avançou que a Nossa Seguros teve um crescimento substancial nos número de clientes, com mais de 70%, em relação a 2022, totalizando 165 633 clientes. 

“ A curto prazo queremos atingir as 18 províncias do país”, disse, tendo esclarecido  que a empresa planeia continuar a fazer fortes investimentos no âmbito do plano estratégico e não só, que incluem a criação de planos de actuação comercial, programas de fidelização, retenção e recuperação de clientes, revisão e criação de produtos e serviços.

Ainda o presidente da Comissão Executiva (PCE), Alexandre Carreira, indicou que o ramo da saúde deverá manter-se como a principal fonte de receita do sector. 

A Nossa Seguros tem 26 agências, em 16 províncias, 165 633 clientes, 217 053  apólices, 171 colaboradores, 151 corretores e mediadores. Giz/AC

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 





Notícias de Interesse

+