Nova Cimor eleva produção de fuba para cem toneladas dia

     Economia           
  • Huíla     Sexta, 26 Novembro De 2021    15h21  
Fábrica de transformação da mandioca no Moxico
Fábrica de transformação da mandioca no Moxico
cedida

Matala - A moageira Nova Cimor da Matala, na província da Huíla, dobra, já a partir de Dezembro, a produção de farinha de milho de 50 toneladas para cem/dia, com a entrada em funcionamento da segunda linha de produção, em fase de montagem.

A unidade industrial criada em 1975 recebeu este ano um financiamento do PRODESI de mil milhões de Kwanzas, através de uma linha de crédito do Banco de Desenvolvimento Angola (BDA) e do Sol, que permitiu potencializá-la.

A fuba custa no mercado 11.500 Kwanzas o saco de 25 Kg, cujos principais mercados são as províncias da Huíla, Namibe, Cunene, Luanda e Cabinda.

Em entrevista hoje, sexta-feira, à ANGOP, o director-geral daquela indústria moageira, Ramiro Maia, afirmou com o arranque da nova linha de produção, 50 novos empregos foram criados, chegando agora aos 70.

A escassez de milho no mercado, segundo a fonte, encareceu o produto que é comprado hoje a 310 Kz ao Kg, o que se repercute no preço do produto final.

Sublinhou que a fábrica instalada numa área de 40 mil metros quadrados precisa anualmente de 12 mil toneladas de milho para responder à demanda do mercado.

Afirmou que a moagem tinha paralisado a actividade em 2017, devido ao envelhecimento dos equipamentos, mas foi feito um primeiro investimento de mil milhões de Kz de capital próprio para reestruturar, adaptar e converter as máquinas, tendo com isso retomado há um ano com a primeira linha de produção.

Fez saber que há interesse pela fuba da Cimor de países como a Namíbia, África do sul e Tanzânia, mas a necessidade do mercado nacional impede que a exportação seja feita, por enquanto.





+