Governo gasta 22 milhões de dólares na Nova ETA de Saurimo

     Economia           
  • Lunda Sul     Quarta, 03 Fevereiro De 2021    19h58  
Sistema de captação de água do Rio Kunhongamua
Sistema de captação de água do Rio Kunhongamua
Aurélio Januário

Saurimo - A construção, ainda este ano, de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade de Saurimo (Lunda Sul) vai consumir cerca de 22 milhões de dólares norte americanos.

O Centro de Captação, Tratamento e Distribuição de Água de Saurimo (Lunda Sul) tem uma capacidade  de 200 metros cúbicos, que atende mais de 200 mil habitantes dos 442 mil 437 existentes.

Em declarações à imprensa, no término da sua visita a Saurimo, o ministro da energia e água, João Baptista Borges, afirmou que o financiamento foi autorizado pelo Presidente da República, João Lourenço.

O projecto está concebido entre os rios Luachimo e Chicapa, estando previsto, para este ano, o lançamento do concurso público para a sua efectivação.

O ministro avançou que existem ainda três novos projectos para o sector da água, nos municípios do Dala, Muconda e Cacolo, numa parceria com o governo da Lunda Sul, que visa construir novos sistemas e melhorar a distribuição às populações.

João Borges reconheceu que a actual ETA da Lunda Sul necessita de uma intervenção urgente, uma vez que grande parte do equipamento é obsoleto e das quatro bombas, três delas inoperantes, entre as quais  uma de água bruta e duas de tratamento.

No tocante ao sector da energia, João Borges afirmou que existem duas centrais térmicas: de Nhama e de Txicumina.

A central do Txicumina duplica a capacidade de produção de 11.5 para 40 megawatts de potência instalada.

“Apesar de já fornecerem energia de forma experimental, as duas centrais térmicas só serão oficialmente inauguradas quando tiverem em funcionamento toda capacidade instalada.

O ministro reconheceu que esta não deverá ser a solução definitiva, porque os gastos com combustível tem sido bastante elevado para os cofres do Estado. "Por este facto, há necessidade de se construir a barragem da Hidro Chicapa-2, que vai contribuir na redução dos custos de produção de energia e operacionais", reforçou.

Explicou que o projecto será levado a cabo este ano, numa parceria público-privado, sob coordenação do Ministério do Planeamento. Está ainda previsto a construção do Parque Foto-voltaíco, com 20 megawatts, para Saurimo.

Em relação a eliminação da linha da hidrochicapa-1 ocrirda em Dezembro de 2019, João Borges informou que se deve a uma avaria e a um contencioso com dívida, que já foi regularizada.

Actualmente mais de 18 mil habitantes da sede de Saurimo estão cadastrados e em curso as ligações nos bairros bairros Txizainga, Camahundju, Nhama, Kawazanga, algumas zonas do Candembe, Verde, Txicumina, Manalto, Sambukila e outros.

O município de Saurimo conta com uma população estimada em 534 mil 231 habitantes, representando 82 por cento da população da Lunda Sul.

 

 

 





+