Nova moeda metálica de Kz 200 já em circulação 

     Economia           
  • Luanda     Segunda, 04 Abril De 2022    14h53  
Moeda de 200 kwanzas, comemorativa dos 20 anos de paz e reconciliação
Moeda de 200 kwanzas, comemorativa dos 20 anos de paz e reconciliação
Cortesia do Banco Nacional de Angola

Luanda - A oitava família de moeda metálica, com o valor facial de 200 kwanzas, entrou, neste dia 4 de Abril, oficialmente em circulação, num total de 25 milhões de "peças" disponíveis nas 18 províncias do país. 

Conforme a recente apresentação do Banco Nacional de Angola (BNA), a nova "Moeda Comemorativa", já em posse dos  bancos comerciais, assinala o 20º aniversário da Paz e Reconciliação Nacional em Angola, celebrado hoje, segunda-feira. 

A mesma ilustra a imagem de um abraço fraterno entre os angolanos, símbolo de reconciliação e união, tendo o Banco Central angolano desembolsado, para a sua produção, USD 1,6 milhões ao fabricante - a empresa russa Goznak.

Essa denominação, emitida ao abrigo da Lei n.º 1/22, de 24 de Janeiro, complementa o grupo das moedas de 50 cêntimos, Kz 1, Kz 5, Kz 10, Kz 20, Kz 50 e Kz 100, perfazendo um total, agora, de oito moedas metálicas da família de Kwanza.

Indagado pela ANGOP, o director do Departamento do Meio Circulante do BNA,  Sebastião Banganga, confirmou o facto,  assegurando que alguns agentes comerciais já manuseam as mesmas, depois de disponibilizadas pelos bancos comerciais.

"Fizemos uma ronda a nível da província de Luanda, e a título de exemplo, constatamos que as moedas já estão  disponíveis em algumas superfícies comerciais",  afirmou o quadro senior do Banco Central de Angola.

Com a introdução desta nova moeda, o BNA propõe-se em contribuir para o progresso económico do país e, por isso,  reitera o apelo ao seu uso adequado, à conservação e valorização desta.​

A imagem patente nessa moeda metálica da série 2022 resulta de um concurso de desenho realizado para o efeito, a nível nacional, pelo Banco Central.

A moeda metálica é unicolor, de cor prateada, e semi-serrilhada, destacando-se no seu reverso o valor facial, ao centro, e a inscrição “Kwanzas”, a cestaria como símbolo da cultura nacional e, na base, o ano de emissão: o presente 2022.

Na face, prevalece o motivo da sua emissão, representado pelo abraço fraterno, que expressa a união nacional entre os angolanos e a inscrição no topo “PAZ E RECONCILIAÇÃO NACIONAL”, marco conquistado a 4 de Abril de há 20 anos.

Nota-se, de igual modo, a inscrição “2002 – 2022″, que constitui o período entre o ano da assinatura do Acordo que trouxe a Paz definitiva para Angola e o ano de emissão da moeda. Na sua base, é notória  a expressão “REPÚBLICA DE ANGOLA”.

Como elemento de segurança, destaca-se, inclinando-se à moeda metálica, dentro de um dos zeros, a alternância do número 200, com as letras “BNA”. Como as demais denominações, essa vai coabitar com as notas de "papéis", e passa a ser a única nos dois formatos.



Tags



Notícias de Interesse

PAN envia condolências ao parlamento cabo-verdiano

Segunda, 13 Maio De 2024   21h10

Angola e Zimbabwe discutem reforço da cooperação

Segunda, 13 Maio De 2024   17h12

Ministro recebe delegação cubana

Segunda, 13 Maio De 2024   16h03

SADC realiza cimeira extraordinária 

Segunda, 13 Maio De 2024   10h44

+