Nova plataforma permite emissão de mil e 45 alvarás comerciais

     Economia           
  • Huambo     Segunda, 12 Dezembro De 2022    13h35  
Chefe do departamento do Comércio na Província do Huambo, Tavares Edson Eduardo Matapalo
Chefe do departamento do Comércio na Província do Huambo, Tavares Edson Eduardo Matapalo
Valentino Yequenha

Huambo – Um total de mil e 45 alvarás comerciais de natureza diversa foram emitidos e entregues aos proprietários na província do Huambo, no âmbito da nova plataforma digital, lançada em Maio último, soube a ANGOP.

A informação foi prestada hoje, segunda-feira, pelo chefe do departamento do Comércio do Gabinete de Desenvolvimento Económico e Integrado na província do Huambo, Tavares Edson Eduardo Matapalo,

O responsável fez saber que a nova plataforma digital de emissão do alvará comercial foi lançada, no quadro do programa simplifica 1.0, com vista a desburocratização do processo de emissão do documento e a respectiva entrega, de forma pontual, aos proprietários.

Segundo Tavares Edson Eduardo Matapalo, do total dos documentos emitidos, 114 foram solicitados e entregues aos agentes económicos que actuam no sector do comércio como grossistas, 665 aos retalhistas e 371 aos prestadores de serviço.

Sem precisar o número de processos, ainda, por emitir, disse ser cada vez maior a adesão dos agentes económicos, facto que tem permitido a reconversão da actividade comercial informal para a formal.

Por isso, fez saber que a província do Huambo, com uma extensão territorial de  35 mil 771 quilómetros quadrados e uma população estimada em mais de dois milhões 600 mil habitantes, distribuídos em 11 municípios, conta, actualmente, com oito mil e 20 agentes económicos que actual com os respectivos alvarás comerciais.

Destes, continuou, 391 são grossistas, cinco mil 602 retalhistas e os demais são prestadores de serviço.

O alvará comercial é um documento emitido pelo Ministério do Comércio e Indústria que, a par de outros, legitima os agentes económicos para o exercício das suas actividades em diversas áreas do sector comercial.





+