Novas notas de 2.000 kwanzas já nos ATMs

     Economia           
  • Luanda     Quarta, 11 Novembro De 2020    10h32  
Novas notas de maior e menor valor facial (KZ)
Novas notas de maior e menor valor facial (KZ)
José Cachiva

Luanda - A nova nota de 2.000 kwanzas da Série 2020, lançada, nesta quarta-feira, 11, pelo Banco Nacional de Angola (BNA) já está disponível nas caixas automáticas “multicaixas” a nível do país.

Lançada no quadro do 45.º Aniversário da Independência Nacional, a nova nota poderá ser levantada, a partir de quinta-feira, nos mais variados balcões dos bancos comerciais.

Com a imagem do primeiro Presidente de Angola, Agostinho Neto, a nota de 2.000 kwanzas tem a cor predominante  verde, homenageando uma das maravilhas de Angola, a Serra da Leba.

Impressa num material semelhante ao plástico (polímero),  possui numa janela transparente recortada com  a representação da figura do "Pensador" e a denominação da  nota em tinta translúcida, com projecção para ambos os lados da mesma.

Possui ainda uma segunda janela transparente com o formato de uma figura geométrica representando o instrumento musical tradicional “Omakola”.

A nova Série 2020 entrou em circulação no dia 30 de Julho do presente ano, com o lançamento da nota de 200 Kwanzas.

No dia 17 de Setembro, começaram a circular as novas notas de 500 kwanzas e a 1 de Outubro foi a vez das novas notas de 1.000 kwanzas entrarem em circulação através dos balcões dos bancos comerciais em todo território nacional.

A produção das novas notas da  Série 2020 foram inspiradas  na grandeza de Angola independente e em paisagens de beleza única, contendo elementos da  identidade cultural, simbolizando o  percurso de Angola, como país soberano.

De acordo com o BNA, todas as de notas da Série 2012 continuam a ser válidas, com poder liberatório e devem continuar a ser aceites como meio de pagamento, pois circularão simultaneamente com as novas notas da Série 2020 até 31 de Dezembro de 2021.





+