Novo Cash Center do BNA vai processar mais de 800 milhões de notas

     Economia           
  • Huíla     Sexta, 05 Novembro De 2021    17h43  
Zona Económica Especial Luanda-Bengo (Foto ilustração)
Zona Económica Especial Luanda-Bengo (Foto ilustração)
Divulgação

Lubango – A construção do novo “Cash Center" (centro logístico) do Banco Nacional de Angola na Zona Económica Especial Luanda-Bengo, desde Agosto, vai armazenar e tratar mais de 800 milhões de notas.

As obras vão estar concluídas em Julho de 2022, enquadram-se na modernização dos serviços do BNA e vão revolucionar a gestão do Meio Circulante.

Segundo o director do departamento do Meio Circulante do Banco Central, Sebastião Banganga, as obras decorrem a bom ritmo e estão a cargo da empresa Omatapalo.

Falando à ANGOP, a margem de um fórum sobre “A modernização da gestão de meio circulante”, Sebastiao Banganga sublinhou que o BNA trabalha igualmente na reabilitação de infra-estruturas regionais nas províncias da Lunda Norte, Huíla, Benguela e Uige.

Fez saber que nas províncias onde o BNA não está fisicamente instalado, estão a fazer a abertura de casas de custódia de valores, em parceria com os bancos comerciais.

Com esses investimentos, segundo a fonte, as delegações regionais vão passar a processar 33 notas por segundo, uma capacidade de embalar dez mil notas em um minuto, além de seleccionarem as que estiverem mal conservadas.

Constam também como desafios do BNA, conforme a fonte, a abertura de mais Custódias de Valores, bem como o surgimento de uma entidade intermediária entre o BNA e os bancos comerciais, a denominar-se “ETV´s”.

Fez saber que no presente, para a gestão do Meio Circulante, além das delegações regionais, optam por sete bancos comerciais e quatro custódias de valores.

Por outro lado, lembrou que partir de 01 de Janeiro a 31 de Julho de 2022, as notas da série de 2012 perderão liberatório, ou seja, já não serão mais aceites como instrumento de pagamento.

O responsável afirmou que o BNA, está a trabalhar num calendário de divulgação da retirada em circulação dessas notas da série de 2012, resultante do Aviso/2020 de 10 de Julho.





Notícias de Interesse

PAN envia condolências ao parlamento cabo-verdiano

Segunda, 13 Maio De 2024   21h10

Angola e Zimbabwe discutem reforço da cooperação

Segunda, 13 Maio De 2024   17h12

Ministro recebe delegação cubana

Segunda, 13 Maio De 2024   16h03

SADC realiza cimeira extraordinária 

Segunda, 13 Maio De 2024   10h44

+