Novo ramal do CFB aumenta abastecimento de combustível no leste do país

     Economia           
  • Moxico     Terça, 19 Outubro De 2021    16h54  
Moxico: Inauguração do Ramal Ferroviário para logística da Sonangol
Moxico: Inauguração do Ramal Ferroviário para logística da Sonangol
Kinda Kyungu

Luena – O novo ramal do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB), construído desde a estação do Luena até ao Centro de Estocagem e Enchimento de Gás Butano da Sonangol, vai aumentar o abastecimento de combustível e gás no Leste do país.

Com o ramal, a Sonangol prevê aumentar de uma para três as frequências semanais de comboios, passando a transportar três mil metros cúbicos de combustível líquido e gasoso, o que irá minimizar a escassez desses produtos nas províncias do Moxico, Lunda Sul e Lunda Norte.

Dessa forma, a Sonangol vai evitar possíveis rupturas dos seus produtos, mantendo, no Centro de Estocagem, dois mil 250 metros cúbicos de combustível e 200 toneladas de gás butano no Centro de Enchimento.

Para o presidente do Conselho de Administração da Sonangol E.P, Sebastião Gaspar Martins, o ramal ferroviário vai permitir o transporte de combustível líquido e gasoso directamente do terminal oceânico do porto do Lobito até ao Centro de Estocagem e Enchimento de gás do Luena, sem necessidade de transbordo.

Afirmou que a linha ferroviária é uma garantia de negócio que oferece segurança e eficiência dos serviços a preços mais competitivos.

Já o gestor para área Logística e Distribuição da Sonangol, Dinis Sardinha, apelou às autoridades policiais a combaterem o contrabando de combustível nessa região do país.

Relativamente à recente escassez de gás nas províncias do Moxico, Lunda Sul e Lunda Norte, informou que “houve apenas morosidade no transporte por via terrestre”.

O governador do Moxico, Gonçalves Muandumba, apelou à população a evitar vandalizar a infra-estrutura. 

Os quatros quilómetros do ramal ferroviário, construídos em 11 meses pela empresa chinesa “CR20”, custaram à Sonangol E.P três milhões de dólares americanos, no âmbito do Programa Nacional de Desenvolvimento (PND).





+