Obras de estancamento da ravina do Aço já em marcha

     Economia           
  • Moxico     Quinta, 18 Novembro De 2021    11h20  
Moxico: Afavias retoma obras da Ravina do Bairro Aço
Moxico: Afavias retoma obras da Ravina do Bairro Aço
Kinda Kyungu

Luena - As obras de estancamento e estabilização da ravina do bairro Aço, que ameaça destruir a parte sul da cidade do Luena, província do Moxico, começaram a ser executadas constatou hoje a ANGOP.

A cargo da empresa Afavia, o estancamento dessa ravina vai durar cerca de 10 meses, custando mais de sete mil milhões e 400 milhões de kwanzas do Governo Central.

Segundo constatou a ANGOP, o processo de estancamento iniciou com a construção de valas (de um metro e 20 centímetros de profundidade e dois metros de larguras), para suportar o escoamento das águas das chuvas até ao rio Luena e permitir maior consistência e robustez ao projecto.

Ao falar à ANGOP sobre o andamento das obras, o encarregado da empresa Afavia, Artur Monteiro, disse que o projecto poderá contar com uma força de trabalho composta de 80 operários.

Apesar do início das obras, o responsável reiterou que o principal constrangimento continua a ser a carência de combustível, na região, que poderá comprometer o cumprimento do cronograma do projecto.

A ravina do bairro Aço já beneficiou de várias intervenções num intervalo de 10 anos, apesar disso não impediram a sua progressão, direccionando-se ao centro da cidade do Luena.

As enxurradas da passada época levaram a ravina a ramificar-se e a progredir em mais de 360 metros (já possuía quase 1 km de extensão), encontrando-se a poucos metros de várias infra-estruturas sociais, com destaque a instalação do corpo de Bombeiros e a Emissora provincial da Rádio Nacional de Angola (RNA) e uma escola adjacente.

No referido período, a ravina desalojou 500 pessoas e destruiu um número considerável de residências construídas sobre os canais de passagem de água ao redor.

A  província está rodeada de ravinas nos quatros pontos geográficos (sul, norte este e oeste), totalizando, até ao momento, 34 erosões catalogadas, e apenas três (do 4 de Fevereiro, Caminina e Zorró) já beneficiaram de intervenção.





Notícias de Interesse

PAN envia condolências ao parlamento cabo-verdiano

Segunda, 13 Maio De 2024   21h10

Angola e Zimbabwe discutem reforço da cooperação

Segunda, 13 Maio De 2024   17h12

Ministro recebe delegação cubana

Segunda, 13 Maio De 2024   16h03

SADC realiza cimeira extraordinária 

Segunda, 13 Maio De 2024   10h44

+