Cacuaco com obras do PIIM a 97 por cento de execução

     Economia           
  • Luanda     Sábado, 04 Maio De 2024    19h18  
Ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta faz visita de constatação ao hospital geral de Cacuaco
Ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta faz visita de constatação ao hospital geral de Cacuaco
Herlander Massaqui-ANGOP

Cacuaco - Grande parte das obras de impacto socio-económico em construção no município de Cacuaco, província de Luanda, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção Municipal (PIIM), têm uma execução física na ordem dos 60 a 97 por cento.

De acordo com a deputada Rosa Branca, em declarações, este sábado, à ANGOP, a propósito de uma visita de trabalho de dois dias ao município, ae construção dos centros de saúde 22 de Janeiro, do bairro Rio Seco, da Escola T12 da Vila Kativa, nos distritos Urbanos de Cacuaco e Sequele está em fase de acabamento e apetrechamento.

Ainda durante a fiscalização das obras do PIIM, a parlamentar visitou a Vila das Ideias, Distrito do Sequele, onde foi possível constatar o andamento das obras do Liceu local, com 24 salas de aula.

Na sexta-feira, segundo e último dia do ciclo de visitas às diversas obras em curso em Cacuaco, Rosa Branca constatou os trabalhos de construção da Direcção Local da Saúde, a betonagem da Via da Retranca até a Sonangol, no Distrito Urbano dos Mulenvos de Baixo, bem como o Centro Cultural, já em funcionamento há mais de um ano, tendo considerado “positiva” a missão.  

Já Raimundo António, encarregado das obras das pontes do Malueca/Ângelo, que ligam Cacuaco-Viana-Cazenga, garantiu que apesar do atraso na cabimentação orçamental, as empreitadas encontram-se a 97 por cento de execução física e financeira a 40 por cento e, em breve, os cidadãos verão facilitada a mobilidade inter-municipal.  

Comunidades clamam por instalação de mais infra-estruturas

Alguns munícipes dos bairros Vila das Ideias, Ângelo e Malueca, Distrito Urbanos do Sequele e dos Mulenvos de Baixo, respectivamente, apelaram às autoridades a construírem mais unidades sanitárias, mercados e esquadras de polícia, esta última para fazer face a criminalidade.

Segundo os moradores, que se pronunciaram durante a visita da deputada Rosa Branca, as pontes do Malueca e do Ângelo, cujas obras estão por concluir, têm servido de esconderijo dos marginais, daí a necessidade da instalação de uma unidade policial na zona.

Para Mário Domingos, que vive há 20 anos no bairro Ângelo, a falta de iluminação e de policiamento contribuem para o aumento da criminalidade.

Já Maria Augusta, de 57 anos de idade, apontou também a necessidade da construção de uma esquadra de Polícia e um mercado para se evitar percorrer longas distâncias até à Praça do Sabadão, na comuna da Funda.

Augura que as obras  do Liceu da Vila das Ideias, de 24 salas de aula, sejam concluídas, uma vez que o local carece de uma escola pública.    

O município é composto pelos distritos urbanos de Cacuaco, do Sequele, Kikolo, Mulenvos de Baixo e pela Comuna da Funda. Conta com uma população estimada em 1.237,477 habitantes e uma área de 571 km2. COF/SEC/OHA





+