Obras do PIIM em Saurimo com ritmo aceitável – Gildo Matias

     Economia           
  • Lunda Sul     Quinta, 01 Abril De 2021    15h45  

Saurimo – As obras em curso em Saurimo (Lunda Sul), no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), decorrem a bom ritmo e quando terminarem contribuirão na melhoria da qualidade de vida das populações, afirmou hoje, quinta-feira, o secretário de Estado para o Ensino Técnico-Profissional, Gildo Matias.

O responsável teceu estas considerações no final da visita efectuada a algumas obras em curso, tendo reforçado que os avanços das mesmas são graças ao engajamento do governo local e dos jovens que abraçaram o primeiro emprego.

Gildo Matias precisou que por aquilo que constatou “in-loco” há indícios de que os empreiteiros irão concluir as obras a tempo, conforme o programado, tendo garantido que visitas do género fazem parte de um programa, traçado pelo Executivo, que visa acompanhar as obras e o seu grau de execução.

O secretário de Estado para o Ensino Técnico-Profissional e a sua comitiva visitaram as obras da escola do bairro Candembe, Passa-Bem, Luavur, Missão Masculina, com 12, 14, sete e 16 salas de aulas, respectivamente, bem como a dos sistemas de abastecimento de água em algumas artérias da cidade de Saurimo, todas com 85% de execução.

Gildo Matias faz-se acompanhar de técnicos do Ministério do Território e das Finanças, que se vão deslocar, sexta-feira, igualmente ao município do Muconda com o mesmo objectivo.

Desde a implementação do PIIM na Lunda Sul em Março de 2019, já criou mais de três mil postos de empregos directos.

Na Lunda Sul estão inscritos 87 projectos, avaliados em 11 mil milhões, 571 milhões e 530 mil kwanzas, dos quais 73 estão em execução, nos sectores da educação, saúde, saneamento e segurança.

 

 





+