Oceano representa potencial natural da CPLP

     Economia           
  • Luanda     Segunda, 15 Novembro De 2021    20h40  
Orla marítima de Benguela
Orla marítima de Benguela
Henri Celso

Luanda - O Oceano representa para a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) um grande potencial de carácter natural, científico, cultural, político e de protecção internacional disse, esta segunda-feira, o secretário Executivo da CPLP, Zacarias Costa.

O secretário faz este pronunciamento quando falava, por videoconferência, no acto de abertura do XII Congresso dos Portos de Língua Oficial Portuguesa, que se realiza em Luanda, com a participação de executivos do sector dos distintos países membros.

Sublinhou, na ocasião, que mais de 80% do transporte de mercadorias no mundo são feitos por via marítima, o que torna os portos e a actividade portuária cada vez mais importantes e de relevo nas estratégias de desenvolvimento económico mundial.

“A importância dos portos pode ser encontrada nos 17 Objectivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas associadas, com actividades relevantes e que contribuem para o progresso das sociedades e criação de empregos e riquezas”, enfatizou Zacarias Costa.

Para si, há uma responsabilidade social e metas corporativas que não podem ser negligenciadas e, por isso, “cada negócio portuário deve realizar uma avaliação que vai determinar a relevância material para os seus negócios, bem como os factores como o cenário económico, espacial e ambiental”.

Entende que pelo carácter descontínuo dos territórios e os pontos estratégicos dos portos, a CPLP pode tirar muitos benefícios que lhe permitirão gerar resiliência face a eventuais alterações conjunturais e criar bases de sustentabilidade do aproveitamento racional dos recursos existentes nos Estados membros.

Durante dois dias os conferencistas vão debater sobre três painéis, focados nos temas “Inovação e Digitalização ao serviço da competitividade portuária”, “Portos Angolanos – da JUP à JUL – estratégia de digitalização dos portos e da logística em Angola”, “Portos Brasileiros – Os desafios do Projecto Porto sem Papel”.

“Portos Portugueses - A JUL – Janela Única Logística – presente e futuro”, “A resiliência dos portos da CPLP e os desafios da descarbonização da economia”, “Qualidade e Sustentabilidade Ambiental no Porto do Itaqui”, “Rumo à neutralidade carbónica – Desafios para os portos Portugueses”, também estão em discussão.

Por fim, os participantes vão analisar “A Resiliência dos Portos Portugueses” e “O Direito Portuário nos Países da CPLP”.



Tags



Notícias de Interesse

PAN envia condolências ao parlamento cabo-verdiano

Segunda, 13 Maio De 2024   21h10

Angola e Zimbabwe discutem reforço da cooperação

Segunda, 13 Maio De 2024   17h12

Ministro recebe delegação cubana

Segunda, 13 Maio De 2024   16h03

SADC realiza cimeira extraordinária 

Segunda, 13 Maio De 2024   10h44

+