Octogésima bomba da pumangol reduz tempo de transações

     Economia           
  • Luanda     Quarta, 08 Março De 2023    07h58  
Inauguração do novo posto de abastecimento da Pumangol TALATONA
Inauguração do novo posto de abastecimento da Pumangol TALATONA
Inácio Vica - ANGOP

Talatona- O octogésimo posto de abastecimento de combustível da rede Pumangol entrou, na noite desta terça-feira, em funcionamento com uma tecnologia que reduz o tempo de transações eletrónicas para seis segundos.

Com 12 bombas que funcionam 24 horas ao dia, o posto denominado “Elavoco”, palavra em língua nacional Umbundo que significa “Esperança”, está localizado no Morro Bento,Talatona, em Luanda, e emprega trinta funcionários, maioritariamente jovens de ambos os sexos.

Presente nas 18 províncias do país, a empesa criou ,até ao momento, mais de 380 empregos directos e é responsável por mais de 2000 indirectos. O novo posto na cidade de Luanda teve um investimento de 3.7 milhões de dólares americanos, (aproximadamente um bilião e 924 milhões de kwanzas).

 Em declarações à imprensa, o Diretor Geral da empresa, Ivanilson Machado, afirma ser o posto mais moderno da marca, devido as soluções tecnológicas de última geração que o mesmo apresenta, tendo afirmado que o mesmo vem para servir uma comunidade bastante significativa, cumprir o plano de expansão da empresa, em Angola e desenvolver o país economicamente.

Para tal, disse, a Pomangol investiu em soluções tecnológicas ao nível de soluções de gestão de última geração, mais fiável, eficiente, auditável e em tempo real, os TPAs da marca Nexgo do modelo G2, são também de tecnologia de ponta e prometem poupar tempo nas transações eletrónica que duram apenas seis segundos.

 Informou que as bombas computorizadas,  equipadas com novas placas IGEM, lançadas em 2022 resultam numa experiência de abastecimento de alta precisão, são alimentadas com energia socorrida (UPS) para providenciar um abastecimento ininterrupto em caso de falha de energia.

De acordo com Ivanilsom Machado, apesar das circunstâncias actuais, de difícil equilíbrio da balança económica, causada por dificuldades na disponibilidade de produto, pela contínua subvenção dos preços dos combustíveis, pela demora na liberalização dos preços e importação de produtos, a pumangol continua empenha em desenvolver a sua estratégia de crescimento sustentado.

Para o Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Sonangol, Sebastião Pai Querido, a inauguração mostra que o processo de aquisição não levou a que a empresa desaparecesse, mas que continuasse no activo para o benefício das partes envolvidas.

O responsável que afirma não haver escassez de combustíveis em nenhuma província de Angola, considera ter sido uma acção positiva aquisição e que se pretende estender a requalificação e modernização a nível de outros postos , até os da rede sonangol.       

O evento contou a presença do CEO da Pumangol, Ivanilson Machado, representantes do ministério dos recursos  Minerais e petróleo , do ministério do ambiente, do instituto regulador dos derivados do petróleo , da sonangol, do governo da província, autoridades municipais, da banca, parceiros concorrência.MAG.

          





+