OGE prevê conclusão de projectos na Lunda Norte

     Economia           
  • Lunda Norte     Quarta, 27 Dezembro De 2023    14h20  
Centralidade do Mussungue na Província da Lunda Norte
Centralidade do Mussungue na Província da Lunda Norte
Hélder Dias

Dundo - O governo da Lunda Norte vai utilizar os valores previstos no Orçamento Geral do Estado (OGE) para o ano económico 2024, na conclusão dos projectos socioeconómicos em curso e paralisados há anos, para evitar que a província se transforma num "canteiro de obras paralisadas".

Para a província da Lunda Norte, o OGE 2024, aprovado recentemente na Assembleia Nacional, prevê mais de 90 mil milhões de kwanzas, contra os mais de Kz 81 mil milhões do ano económico 2023, representando um acréscimo de cerca de Kz oito mil milhões (11%).

A informação foi prestada esta quarta-feira, pelo delegado interino das Finanças na Lunda Norte, Firmino Camilo , sublinhando que para 2024 o governo local não inscreveu novos projectos , apostando na continuidade.

Disse que a medida visa a conclusão de grandes projectos estruturantes ligados aos sectores da Saúde, Educação, Desporto e do Plano Integrado de Intervenção aos Municípios (PIIM).

Para além da conclusão dos projectos socioeconómicos, o OGE prevê  41 por cento à despesas com o pessoal (salários dos funcionários públicos, admissão de novos quadros no sector da Educação e 30% para bens e serviços.

Por outro lado, disse que a delegação das Finanças está a trabalhar no sentido de alargar as fontes de arrecadação de receitas fiscais, para que a Lunda Norte continue a registar aumento na dotação orçamental.

A província da Lunda Norte com quase um milhão de habitantes, tem dez municípios (Chitato, Cambulo, Cuilo, Caungula, Cuango, Capenda Camulemba, Lóvua, Lucapa, Lubalo e Xá-muteba).JVL/HD

 





+