Oncócua ganha primeira agência bancária

     Economia           
  • Cunene     Domingo, 08 Outubro De 2023    12h28  
1 / 2
Instalações da Agência Bancário do BAI no Curoca/Cunene
Instalações da Agência Bancário do BAI no Curoca/Cunene
ANGOP
2 / 2
Inauguração da Agência Bancário do BAI no Curoca/Cunene
Inauguração da Agência Bancário do BAI no Curoca/Cunene
ANGOP

Ondjiva - Os habitantes do Oncócua, sede do município do Curoca (Cunene), contam desde sábado, com serviços bancários, com a inauguração da agência do Banco Africano de Investimento (BAI), no âmbito da estratégia de proximidade dos serviços à população.

A agência inaugurada pelo administrador municipal do Curoca, Manuel Domingos Taby, resulta do Aviso nº 18/22, de 11 de Outubro do Banco Nacional de Angola (BNA), que determina a obrigatoriedade dos bancos comerciais criarem pelo menos um posto bancário em todas as sedes dos 164 municípios angolanos.

O balcão vai atender todo tipo de operações bancárias, sejam elas singulares ou colectivas, e conta com cinco trabalhadores locais, surgindo da necessidade de alargamento da rede bancária, de forma a facilitar o acesso da população a estes serviços.

Com os serviços do BAI no Curoca os clientes têm à sua disposição a abertura de conta, remessas, créditos, levantamento, cartão multicaixa, cartão flex, poupança e pagamentos de serviços.

Na ocasião, o administrador do Curoca , Domingos Taby, referiu que a abertura da primeira agência bancária na região trouxe grandes benefícios para a população, uma vez que esta tinha de percorrer vários quilómetros aos municípios da Cahama, Ombadja ou à sede  da província, no sentido de levantar os seus salários.

Segundo o administrador, a instituição bancária vai reverter o quadro de absentismo por parte dos funcionários da administração e professores que trabalham no interior do município, que eram obrigados a abandonar os postos de serviço por uma ou duas semanas no sentido de efectuar transacções bancárias.

Outrossim, lembrou que os agentes económicos muitas das vezes eram obrigados a transportar somas avultadas de valores sem segurança.

Com uma superfície de sete mil 998 quilómetros quadrados, o município do Curoca dista 333 quilómetros de Ondjiva e está dividido administrativamente em duas comunas nomeadamente Oncócua e Chitado, bem como 25 aldeias, que contam com 56 mil habitantes.FI/LHE/SC





+