Operação Natal - ANIESA regista 62 infracções económicas no Bengo

     Economia           
  • Bengo     Terça, 16 Janeiro De 2024    06h33  
Logotipo da ANIESA
Logotipo da ANIESA
Divulgaçao

Caxito – Sessenta e duas infracções diversas foram registadas, na província do Bengo, durante a operação natal, pela Autoridade Nacional de Inspecção Económica e Segurança Alimentar (ANIESA), para prevenir a especulação de preços.

Deste número de infracções destacam-se o registo de produtos expirados, a  falta de facturas, de estrutura de cálculo de preços de produtos, de alvará comercial, de licença de publicidade, de afixação de preços e de licença de resíduos sólidos.

No final da  operação, que decorreu de 24 de Dezembro de 2023 a 5 de Janeiro de 2024, foram apreendidos 977 sacos de leite em pó e 1.574 pacotes de melhorantes de produção de pão e outros produtos com data de caducidade vencida que serão destruídos brevemente.

O responsável da ANIESA no Bengo, Pedro Katendi, informou que foram notificados 29 operadores económicos e aplicadas multas que resultaram em mais de oito milhões de Kwanzas.

Durante a operação natal foram inspeccionados 148 operadores económicos, sendo 12 no município do Ambriz, três no Bula, 110 no Dande, sete nos Dembos, seis no Pango Aluquém e dez em Nambuangongo.

A Autoridade Nacional de Inspecção Económica e Segurança Alimentar (ANIESA) tem a missão de controlar os preços e a qualidade produtos em comercialização.

É o  órgão de inspecção das actividades económicas que integra inspectores do comércio, hotelaria, saúde e agricultura. CJ/IF





+