Operadores comerciais no Uíge beneficiam de AKZ 320 milhões

     Economia           
  • Uige     Sexta, 05 Março De 2021    18h22  

Uíge: Treze operadores comerciais, na província do Uíge, beneficiaram, até agora, de um financiamento de AKz 320 milhões, no âmbito das Medidas de Alívio Económico do Governo, para fazer face à Covid-19.

A informação foi avançada, nesta sexta-feira, pelo director nacional para Economia, Competitividade e Inovação do Ministério da Economia e Planeamento (MEP), João Nkossi, que integra uma delegação do MEP em visita à província do Uíge.

"Com esse valor, os agentes comerciais vão ao encontro dos agricultores para comprar os seus produtos, porquanto, os produtores não precisam se deslocar aos mercados com os seus produtos”, justificou à ANGOP o responsável.

Em relação ao apoio às cooperativas, informou que, das 16 propostas aprovadas, três já foram financiadas, num total de AKZ 70 milhões, sendo o financiamento de até 50 milhões por cada projecto, em função do tipo de iniciativa.

Disse ser importante a identificação dos produtores nacionais e dar-se apoio, uma medida que vai fomentar a produção nacional, para reduzir a importação na ordem de 50 por cento.

Por outro lado, disse que o problema, às vezes, não está no financiamento, mas na capacidade de gestão, daí a actividade do INAPEM na capacitação dos produtores para que adoptem as boas práticas de negócio e constituir uma economia robusta.

João Nkossi, que integra uma delegação chefiada pelo secretário de Estado do Planemanto, Milton Reis, expliou que, durante os três dias de actividade no Uíge, foram a seis municípios e mantiveram encontros com mais de 600 produtores.

Em função do reduzido número de pessoas inscritas na província, foram selecionados seis agentes de apoio ao produtor em cada município, para identificar os produtores agrícola, sua localização, o que produzem, e em quae quantidade.

Acrescentou que os agentes vão beneficiar de formação e de condições minimas de trabalho para se deslocarem de um ponto para o outro, com vista a inverter esse quadro.

No final da visita, Milton Reis fez uma avaliação positiva à visita de três dias à província do Uíge, no âmbito do PRODESI, PREI e PIIM, recomendando às cooperativa a formalização da actividade, uma medida que visa  facilitar o acesso ao crédito.

Depois da terra do "bago vermelho" (café), a delegação do Ministério da Economia e Planeamento segue para as províncias do Zaire e Lunda Norte, para trabalhar com os órgãos afectos a esse departamento ministeril a nível dessas regiões.

 

 





Notícias de Interesse

Angola e Zimbabwe discutem reforço da cooperação

Segunda, 13 Maio De 2024   17h12

Ministro recebe delegação cubana

Segunda, 13 Maio De 2024   16h03

SADC realiza cimeira extraordinária 

Segunda, 13 Maio De 2024   10h44

+