Operadores de comércio rural beneficiam de viaturas

     Economia           
  • Cunene     Segunda, 30 Maio De 2022    17h35  
Veílos para o transporte de mercadorias para o comércio rural no Cunene
Veílos para o transporte de mercadorias para o comércio rural no Cunene
Fabiana Hitalukua

Ondjiva - Operadores de Transporte e Mercadorias para o Comércio Rural da província do Cunene beneficiaram, esta segunda-feira, de dez viaturas destinadas ao escoamento dos produtos do campo, numa iniciativa do Ministério da Indústria e Comércio.

Trata-se das primeiras viaturas, de um total de 20 previstas, que vão servir para apoiar a actividade dos operadores económicos locais, para facilitar o escoamento da produção agrícola do campo para os grandes centros de consumo.

Na ocasião, o secretário de Estado do Comércio, Amadeu Nunes, disse que a aquisição das viaturas enquadra-se no projecto das 500 viaturas aprovado pelo Executivo em 2021.

Fez saber que a mesma está regulamentada pelo Decreto Presidencial nº 19/21, de 20 de Janeiro, alinhado ao Programa Integrado de Desenvolvimento do Comércio Rural e ao incentivo aos Agentes Comerciais Agregadores.

Entretanto, disse que a iniciativa visa o aumento do escoamento da produção agrícola do campo para a cidade, contribuindo para que a economia nacional se torne cada vez mais dinâmica, mais forte e sobretudo mais eficiente.

Para o Secretário de Estado, a iniciativa  vai contribuir de modo significativo na dinamização da vida económica no meio rural, incluindo a criação de infra-estruturas de armazenamento e escoamento da produção, a promoção local do associativismo de produtores e a comercialização de produtos agro pecuários.

Amadeu Nunes referiu que iniciativa é uma firme consequência da implementação do programa integrado do desenvolvimento do comércio rural , baseado no  Plano de Desenvolvimento  Nacional 2018/2022,

De acordo com o secretário, o plano vai garantir a geração de mil empregos directos, assim como a transportação de um milhão e 700 toneladas de mercadoria por ano.

Apelou aos beneficiários a fazerem o uso exclusivo do transporte para os produtos do campo, para que os meios perdurem no máximo do seu tempo de vida útil, de modo a garantir o êxito das acções viradas para o desenvolvimento de toda a cadeia do comércio rural, o que inclui a produção, a transportação, a distribuição e a comercialização.

Fez saber que o processo, que vai integrar as 18 províncias, já beneficiou operadores das províncias do Cuanza norte, Huambo, Benguela e Huíla.

Por seu turno, o vice-governador para o sector Técnicos e Infra-estrutura do Cunene, Faustino Cortez, disse estar garantida a  circulação dos produtos do campo para a cidade, de modo mais rápido e seguro.

Faustino Cortez realçou  que  a entrada em funcionamento destas viaturas vai mitigar, sobremaneira, os desperdícios da produção local, consubstanciados na constante deterioração dos produtos, registados em vários campos agrícolas.

Neste sentido, sublinhou que há maiores garantias de segurança em relação às condições que facilitem o escoamento dos produtos do campo para os centros logísticos, de modo a que os camponeses possam obter o seu lucro, aumentando mais a sua produção e consequentemente melhorando as suas condições de vida.

“Esta medida vai contribuir de forma inequívoca para o efeito multiplicador na geração de empregos aos jovens, aumento da produção nacional e consequentemente aumento da renda familiar", ressaltou.

O acto foi testemunhado por membros do Executivo central e do Governo local, autoridades eclesiásticas e tradicionais, representantes de associações empresariais e convidados.

 





Notícias de Interesse

PAN envia condolências ao parlamento cabo-verdiano

Segunda, 13 Maio De 2024   21h10

Angola e Zimbabwe discutem reforço da cooperação

Segunda, 13 Maio De 2024   17h12

Ministro recebe delegação cubana

Segunda, 13 Maio De 2024   16h03

SADC realiza cimeira extraordinária 

Segunda, 13 Maio De 2024   10h44

+