Operadores de transportes de mercadorias recebem carrinhas no Zaire

     Economia           
  • Zaire     Quarta, 12 Outubro De 2022    18h21  
Benguela: Acto de entrega de carrinhas aos operadores de transporte de mercadorias
Benguela: Acto de entrega de carrinhas aos operadores de transporte de mercadorias
José Honório

Mbanza Kongo – Vinte operadores de transportes de mercadorias, na província do Zaire, receberam esta quarta-feira, carrinhas disponibilizadas pelo Executivo angolano para o escoamento de produtos do campo para os grandes centros de consumo.

Inserido no Plano de Apoio aos Operadores de Transportes e Mercadorias do Comércio Rural, o acto de entrega das 20 viaturas foi orientado pelo secretário de Estado do Comércio, Amadeu Leitão Nunes, e testemunhado pelo governador do Zaire, Adriano Mendes d e Carvalho.

Entre os meios entregues à cooperativas, associações e aos produtores agrícolas individuais que operam nos seis municípios da província, consta cinco carrinhas de frio e 15 de médio e grande porte.

Cada beneficiário deverá reembolsar nove milhões e 600 mil kwanzas, no prazo de quatro anos, em razão de 200 mil kwanzas por mês, sem o pagamento de seguro contra todos riscos durante um ano.

Na ocasião, o secretário de Estado do Comércio, Amadeu Nunes, referiu que a par do Zaire, as províncias do Huambo, Namibe, Cunene, Cuanza Norte, Bengo, Benguela e Huíla já receberam os seus meios de transporte.

Lembrou que o Executivo angolano adquiriu 500 carrinhas para serem distribuídas em todas as províncias do país, visando dinamizar a produção nacional.

Esse plano, disse, vai gerar mil empregos directos, bem como facilitará a oferta de produtos agro-pecuários, aumentando as opções e oportunidades para a indústria nacional.

De acordo com o governante, os operadores de transportes de mercadorias prevêem movimentar mais de um milhão e setecentas mil toneladas de produtos por ano.

Por sua vez, o governador da província do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho, afirmou que a entrega desses meios vai acabar com a deterioração de produtos em grande escala em zonas de produção.

Lançou um repto ao ministério de Comércio e Indústria na instalação de pequenas indústrias processadoras para a transformação dos produtos do campo.

Pediu aos beneficiários para conservarem os meios recebidos, ajudando as famílias camponesas no escoamento de produtos do campo para os centros comerciais.

 

 

 

 





Notícias de Interesse

PR já nas Comores para investidura de Assoumani

Domingo, 26 Maio De 2024   08h52

Trajectória política da União das Comores

Domingo, 26 Maio De 2024   08h36

Comores - uma ilha perfumada

Domingo, 26 Maio De 2024   07h59

Ministro destaca resiliência no dia de África 

Sábado, 25 Maio De 2024   18h15

+