Cadastramento de agentes informais prevê arrecadação de Kz 250 milhões

     Economia           
  • Lunda Norte     Quinta, 29 Fevereiro De 2024    19h06  
José Nuno Vieira Leiria, PCA da AGT
José Nuno Vieira Leiria, PCA da AGT
Francisco Miúdo-ANGOP

Dundo - A Administração Geral Tributária (AGT) prevê uma receita fiscal avaliada em 250 milhões de kwanzas com o cadastramento dos agentes informais em todo país.

A informação foi prestada esta quinta-feira, no Dundo, pelo Presidente do Conselho de Administração da AGT, José Leiria , no final da sua visita de trabalho à Lunda-Norte, reiterando que o cadastramento dos agentes que exercem a actividade comercial no mercado informal , visa o aumento das bases tributárias. 

Fez saber que o processo de cadastramento dos agentes informais na região leste será fundamental para o aumento das receitas fiscais , através do alargamento das fontes de arrecadação. 

“Nós estamos a trabalhar ao nível nacional com uma receita dos infoamais na ordem dos 250 mil milhões de kwanzas , ao nível regional as equipas ainda estão a trabalhar com mais detalhes para encontrar a capacidade contribuitiva que temos”, frisou. 

Fez saber que a instituição está a trabalhar no sentido de continuar a criar condições de locomoção e registo dos agentes que exercem a actividade comercial ao longo das fronteiras, com vista a se evitar a fuga aos fisco. 

Segundo o responsável , o corredor leste , que comporta a sétima região tributária , tem potencial inquestionável, no a arrecadação de receitas aduaneiras diz respeito, porque conta com a maior fronteira terrestre com a República Democrática do Congo (RDC), o que representa uma vantagem. 

Durante a sua estada na província da Lunda-Norte o PCA da AGT fez a entrega de 19 motorizadas de quatro rodas para a locomoção dos técnicos da AGT em zonas de difícil acesso. JVL/HD 





+