PAC aprova cooperativa agrícola na Lunda Sul

     Economia           
  • Lunda Sul     Quarta, 09 Dezembro De 2020    09h30  

Saurimo – Uma cooperativa agrícola localizada no município do Cacolo (Lunda Sul), das 18 inscritas no Programa de Alivio Económico, viu o seu projecto aprovado em Novembro passado, informou terça-feira o director do Gabinete Integrado de Desenvolvimento Integrado na região, Kelson Malomalo.

Sem revelar os valores do projecto, o responsável fez saber que no mesmo período foi, igualmente, aprovada uma das 64 empresas inscritas no Programa de Apoio ao Crédito (PAC) na Lunda Sul.

No âmbito do Programa de Alívio Económico, cinco das 15 operadoras de comércio e distribuição inscritas na Lunda Sul receberam, em Outubro, financiamento na ordem de 32 a 42 milhões kwanzas cada, num total de 399 milhões de kwanzas.  

Trata-se das empresas Elsa Tanda, Estúdio Mukapa, Garo e Filho, Mulelo Lda, Firma e José Tchissage, financiadas pelo Banco de Desenvolvimento Angolano (BDA), que já prestam serviços na área de comércio e distribuição de produtos do campo.

A entrada em acção destes vai facilitar a aquisição de produtos e o seu escoamento para os centros comerciais, incentivando, desta forma, os produtores locais.

Segundo o representante da empresa Elsa Tanda, Yava Txipoia, que beneficiou de 32 milhões de kwanzas,  criou, na cidade de Saurimo, uma loja de venda de diversos produtos do campo, adquiridos localmente e em outras províncias vizinhas, dando emprego a quatro jovens.

Já o responsável da firma Estudo Mukapa, Marília Mukapa, com sede no município de Cacolo, que recebeu igual valor de financiamento, disse que está a investir na compra de milho, para transforma-lo em fuba, assim como em outros produtos do campo.

O Programa de Alívio Económico, aprovado pelo Executivo em Abril do corrente ano visa acudir micro, pequenas e medias do sector produtivo que tenham dificuldades financeiras face à Covid-19.

Na Lunda Sul, actualmente, estão inscritos 64 operadores económicos e 18 cooperativas agrícolas, que aguardam aprovação dos seus projectos pelo BDA.





+