Panificadoras reduzem produção do pão

     Economia           
  • Lunda Sul     Segunda, 19 Abril De 2021    15h07  
Vista parcial da Cidade de Saurimo, capital provincial da Lunda Sul
Vista parcial da Cidade de Saurimo, capital provincial da Lunda Sul
Angop/Lunda Sul

Saurimo - A produção do pão na província da Lunda Sul reduziu consideravelmente, nos últimos dias, devido ao elevado custo e as dificuldades das panificadoras locais em adquirir a farinha de trigo, principal matéria-prima.

Durante uma ronda efectuada nesse fim de semana, a ANGOP constatou que maior parte das padarias reduziu a sua produção na ordem dos 20 a 40 por cento, bem como o seu tamanho.

O gerente da padaria “Diallo”, Ernesto Mulenvo, disse que a panificadora reduziu a sua produção diária de 30 mil, para sete mil pães, devido a falta de matéria-prima e de clientes que alegam o aumento do preço do pão.

Face à situação, muitos trabalhadores correm o risco de serem despedidos tendo em conta os custos de produção aliados aos combustíveis e à manutenção dos equipamentos.

Abdulah Farat, comerciante, detentor de uma padaria, sublinhou que o aumento do preço da principal matéria-prima para o fabrico do pão está a dificultar o normal funcionamento das panificadoras, tendo em conta os custos de produção, pagamento de salários, impostos, entre outros.

Lamentou, igualmente, o mau estado da Estrada Nacional/230, que tem encarecido cada vez mais o frete dos caminhões, de um milhão, anterior, para dois milhões de Kwanzas.

“Constitui surpresa para mim a subida do preço do pão”, disse Benvinda Constantino, quando questionada pela ANGOP, sobre a alteração e  qual era seu ponto de vista acerca do assunto.

Por sua vez, Tina Solange mostrou-se preocupada com o aumento do preço do pão, por ser um alimento básico e diário, que devia custar mais barato aos bolsos das famílias.

“Enquanto permanecer esta situação, vamos voltar a incluir no mata-bicho o inhame, mandioca e banana com chá. O pão está cada vez mais caro e não teremos como providenciar para uma família de 10 pessoas e que dado o seu tamanho, um pão não  sacia, para tal despende-se dois mil Kwanzas/dia”, desabafou.

Entretanto, o pão na província da Lunda Sul passou a custar nos últimos dias entre 50 e 75 Kwanzas, contra os 25 e 50 nas últimas duas semanas.

Dependendo da qualidade  de farinha, a ANGOP apurou que o saco de farinha nos mercados locais varia entre 27 mil a 32 mil Kwanzas, contrariamente aos últimos 10 dias que estava a 17 mil Kwanzas.

Estão controlados na província da Lunda Sul, 22 unidades de panificação, entre padarias e pastelarias, maioritariamente detidas por estrangeiros, sobretudo, mauritanianos e guineenses.

 

 





+