PAOTMCR volta a beneficiar operadores do Huambo

     Economia           
  • Huambo     Sábado, 17 Junho De 2023    21h41  
Carrinhas de Transportes de Mercadorias do Comércio Rural (Foto arquivo)
Carrinhas de Transportes de Mercadorias do Comércio Rural (Foto arquivo)
Valentino Yequenha

Caála – Vinte e três operadores de transportes de produtos do campo da província do Huambo beneficiaram hoje, sábado, na comuna da Calenga, município da Caála, de uma carrinha, cada, com vista a fomentar o comércio rural.

As viaturas de marca Kamaz, com copacidade para sete toneladas, foram entregues pelo ministro da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, no âmbito do Plano de Apoio aos Operadores de Transportes de Mercadoria do Comércio Rural (PAOTMCR), inserido no Programa Integrado de Desenvolvimento do Comércio Rural (PIDCR).

Com este número, eleva-se para 33 o número de operadores da província do Huambo beneficiados pelo Plano, depois dos 11 contemplados em Abril, com carrinhas de três toneladas.

Os contemplados adquiriram os meios num valor de nove milhões 600 mil kwanzas, a ser pagos num prazo de quatro anos.

Para além das carrinhas, foram também entregues,  em Dezembro de 2022, no âmbito do PAOTMCR, cerca de 80 motorizadas de três rodas, de modo a facilitar a transportação e o escoamento de produtos nas zonas de difícil acesso para as viaturas.

Ao intervir no acto de entrega das viaturas, o ministro Víctor Fernandes faz saber que o plano visa colocar à disposição dos operadores os meios em condições de garantir o escoamento dos produtos das zonas de produção para os centros comerciais, de modo a desenvolver o comércio rural enquanto factor de desenvolvimento económico.



Deste modo, continuou, pretende-se incentivar os agricultores a elevar os níveis de produção, para fortalecer a cadeia alimentar nacional, diminuir o impacto das importação e maximizar a exportação, visando a diversificação da economia.

De acordo ainda com o governante, o Governo angolano quer, com estas e outras acções, reforçar os desafios de elevar a produção nacional para garantir a auto-suficiência alimentar e a estabilidade do sector económico do país.

Por sua vez, a governadora da província do Huambo, Lotti Nolika, disse que os meios recebidos vão impulsionar a dinamização do escoamento da produção local e o aumento da produtividade.



Na ocasião, apelou aos operadores para se dedicarem, de forma exclusiva, à actividade de escoamento dos produtos do campo e ao cumprimento das obrigações contratuais.

Lançado em Dezembro de 2020, pelo Ministério da Indústria e Comércio, o Apoio aos Operadores de Transportes de Mercadoria Rural visa aumentar a capacidade de escoamento das zonas de produção para os centros de consumo.

O mesmo, que prevê a aquisição de três mil viaturas, está a ser implementado de forma piloto nas províncias de Benguela, Bié, Cuanza Norte, Cuanza Sul, Huambo, Malanje e Namibe, por serem as regiões potencialmente agrícolas e de elevado nível de produtividade.

Na primeira fase do plano, com término previsto para breve, na província do Namibé, foram adquiridas 500 carrinhas, das quais 90 por cento já foram distribuídas os operadores das províncias eleitas.

Em termos de motorizadas de três rodas, foram adquiridas 500, todas já distribuídas nas sete províncias, com 80 cada, com excpeção de Luanda, que levou um número a mais.

A segunda fase do Plano a ser implementado em breve, serão distribuídas  duas mil 500 carrinhas, nas demais províncias. VKY/ALH 





+