Parque de estacionamento público satisfaz taxistas e passageiros

     Economia           
  • Huambo     Segunda, 28 Novembro De 2022    13h08  
Táxi (foto ilustração)
Táxi (foto ilustração)
Aurélio Janeiro

Huambo – Taxistas e passageiros mostraram-se, esta segunda-feira, satisfeitos com a construção de um parque de estacionamento público, na zona do São Pedro, para tornar o trânsito mais fluido na rota Huambo/Caála, constatou a ANGOP.

O sentimento foi manifestado durante a visita efectuada ao local pelos directores dos gabinetes Técnico e Infra-estruturas, Francisco Neto, e dos Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana, Joaquim Salinga.

Com uma capacidade para oito autocarros e 10 táxis, o parque destina-se para taxistas e passageiros do troço Huambo/Caála (vice-versa).

O projecto a ser implantado na zona do São Pedro, na cidade do Huambo, deverá contar com 40 metros quadrados de largura e outros 90 de comprimento, com lancis, passeios e rampas para a saída e entrada de veículos.

Alguns taxistas consideram que a construção do parque de estacionamento público, numa iniciativa do Governo da província do Huambo, vai descongestionar possível o trânsito na localidade e, ao mesmo tempo, impedir a ocorrência de acidentes de viação.

Solicitaram maior celeridade na conclusão do projecto iniciado, há dias, no quadro do programa de melhoramento das condições de segurança rodoviária e de promoção do desenvolvimento socioeconómico.

Para João Paulo, cobrador táxi, enalteceu a iniciativa do Governo do Huambo, ao considerar que o parque de estacionamento público permitirá a criação de melhores condições de segurança e comodidade, tanto para os taxistas, como para os passageiros.   

O taxista Manuel Ndumbi fez saber que, com esta paragem, poderá contribuir na organização de circulação dos transportes públicos de passageiros e, consequentemente, reduzir os casos de acidentes de viação no troço Huambo/Caála e, ao mesmo tempo, dinamizar as tendências do fomento do auto-emprego.

O gerente do parque, José Manuel, afirmou que o parque em construção vai melhorar a mobilidade urbana na cidade do Huambo, principalmente, nas proximidades do Palácio do Governo.

Por sua vez, o director dos Transportes, Trafico e Mobilidade Urbana da província do Huambo, Joaquim Solinga, disse estarem a decorrer obras de compactação, movimento de terra e a iluminação do espaço.

 “Nós estamos a trabalhar para se terminar o mais rápido o possível”, disse o responsável, que se escusou apresentar o custo da empreitada.  

Disse tratar-se de um parque de estacionamento público, porém diferente de um terminal, com o objectivo de evitar a permanência prolongada de taxistas e passageiros na estrada Huambo/Caála.

A província do Huambo conta com uma frota de 74 autocarros públicos, disponibilizados pelo governo e perto de oito mil táxis, conhecidos por “azuis e brancos”, que operam pelos 11 municípios.

A província do Huambo, localizada no Planalto Central de Angola, é habitada por mais de dois milhões 600 mil pessoas, distribuídas em 11 municípios, 37 comunas e três mil 387 aldeias, que perfazem uma extensão territorial de 35 mil 771 quilómetros quadrados.





Notícias de Interesse

+