PCA da AIPEX enaltece empregabilidade de jovens na Siderúrgica do Cuchi

     Economia           
  • Cuando Cubango     Quinta, 26 Outubro De 2023    15h42  
Presidente da AIPEX, Lello Francisco
Presidente da AIPEX, Lello Francisco
Alberto Kalúpia-ANGOP

Cuchi – O presidente do Conselho da Administração da Agência de Investimento Privado e Promoção de Exportações de Angola (AIPEX), Lello Francisco, enalteceu o processo da empregabilidade na Companhia Siderúrgica do Cuchi (CSC),que neste momento conta com mil e 600 jovens, dos mais de cinco mil previstos.

Lello João Francisco falava nesta quinta-feira, durante uma visita guiada à fábrica de produção do ferro gusa.

Referiu que processo corresponde com as expectativas do Executivo, de redução do índice de desemprego juvenil.

A fábrica da CSC foi inaugurada oficialmente a 31 de Agosto do ano em curso. actualmente produz em média 160 toneladas de minério/dia para a transformação do ferro gusa, das 230 toneladas diariamente inicialmente previstas.

O PCA da AIPEX ressaltou ser um projecto positivo e será um contributo valioso para o processo de diversificação das exportações, assim como vai possibilitar na angariação de divisas, porquanto está igualmente virado para a vertente de remessa ao exterior do produto final.

Lello Francisco lembrou que o projecto da Companhia Siderúrgica do Cuchi foi aprovado no âmbito privado e apoiado pela AIPEX.

A Companhia Siderúrgica do Cuchi (CSC) já produziu mais de 19 mil toneladas de ferro gusa e transportado para o porto comercial da província do Namibe, cujo destino final são os mercados dos Estados Unidos da América e China.

Segundo o director-geral da companhia, Wilton Reis de Oliveira, em termos de repovoamento florestal, a companhia conta, desde 2022, com um viveiro com mais de 35 mil mudas de plantas de eucalipto, cujo terreno para a plantação já está identificado.ALK/JSV

 





+