PDAC desembolsa sete milhões de euros em 90 projectos 

     Economia           
  • Luanda     Terça, 23 Abril De 2024    17h16  
Implementação do PDAC no Lucala
Implementação do PDAC no Lucala
Lucas Litão

Luanda - Sete milhões de euros (um euro vale em kz 888,62) foram desembolsados, nos últimos três anos, em 90 projectos ligados ao sector agrícola, aprovados pelo Plano de Desenvolvimento da Agricultura Comercial (PDAC), informou esta terça-feira, em Luanda, o seu coordenador, Estêvão Chaves.  

Estêvão Chaves falava à margem de uma acção formativa sobre avaliação de projectos no agro-negócio, a decorrer até ao próximo dia 26, tendo explicado que os planos acima referenciados constam dos 149 aprovados pelo PDAC, cujo total está avaliado em 12 milhões de euros.

Segundo o coordenador, este projecto trabalha com cadeias de valor como o milho, soja, feijão, café, ovos, frangos, mandioca, batata-doce, batata rena, amendoim, ovinos, caprinos e mandioca.

Considerou o agro-negócio uma actividade de risco, mas de muitas oportunidades, pelo que se pretende levá-lo dentro da banca e perceber os critérios de cada banco, principalmente os novos, naquilo que são os métodos usados para avaliação dos planos de negócios. 

A perspectiva, adiantou, é buscar soluções junto de sete bancos parceiros.

Já a directora comercial do Fundo de Garantia de Crédito (FGC), Márcia José, explicou existir uma parceria para concessão de garantias de até 75% do valor, contra os 65% que havia na altura que o programa iniciou.

Fez saber que o FGC tem uma carteira de 62 financiamentos aprovados pela banca, com 45 projectos reembolsados.

Em relação à falta de cumprimento no pagamento do capital e juros, bem como da comissão de garantia, disse serem poucos os programas incumpridores, em função do envolvimento da equipa de acompanhamento que procura mitigar os riscos com incumprimentos.

BFA com cerca de 2 mil milhões 

O Banco de Fomento Angola (BFA) tem uma carteira de 39 projectos, aprovados pelo PDAC, com financiamento de cerca de 2 mil milhões de kwanzas, afigurando-se um dos maiores entre os parceiros no processo.

Segundo a directora para agro-negócio do banco, Maria Filomena Nogueira, os financiamentos andam à volta dos 100 milhões de kwanzas e são para pequenas empresas com necessidade de investimento relativamente baixo, sendo que no PDAC a banca financia até 50% do valor do investimento total.

O Projecto de Desenvolvimento da Agricultura Comercial de Angola (PDAC) é financiado pelo Banco Mundial e pela Agência Francesa de Desenvolvimento, contando com coordenação do Ministério da Agricultura.

A acção formativa iniciada hoje conta com a participação de directores nacionais e quadros superiores do Ministério da Agricultura e Florestas, representantes de bancos comerciais e instituições financeiras e do Instituto Nacional de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (INAPEM).

Visa dotá-los de conhecimentos em áreas como “planos de negócio, “cadeias de valor e agro-negócio” e “salvaguardas sociais e ambientais”, de modo a reforçar as valências em matérias de financiamentos co-participados do PDAC. HM/VC

 





Notícias de Interesse

Angola e Zimbabwe discutem reforço da cooperação

Segunda, 13 Maio De 2024   17h12

Ministro recebe delegação cubana

Segunda, 13 Maio De 2024   16h03

SADC realiza cimeira extraordinária 

Segunda, 13 Maio De 2024   10h44

+