Pesca artesanal beneficia 15 mil famílias em três províncias

     Economia           
  • Bengo     Terça, 21 Março De 2023    17h00  
Pescadores de Cacongo legalizaram actividade de pesca
Pescadores de Cacongo legalizaram actividade de pesca
Mário Francisco

Caxito – Quinze mil famílias das províncias do Bengo, Cuanza Norte e Malanje beneficiaram, nos últimos cinco anos, do projecto de Apoio a Pesca Artesanal (AFAP).

Co-financiado pelo governo de Angola e o Fundo das Nações Unidas para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA), a iniciativa ficou orçada em cerca de 12 milhões de dólares.

O projecto iniciou em 2015, foi reformulado em 2018 e terminou a 30 de Setembro de 2022.

As comunidades das três províncias beneficiaram de kits de pesca artesanal (embarcações, redes, anzóis, bóias, botas de lona, coletes salva vidas e rádios de comunicação).

Receberam ainda kits de processamento de pescado de saneamento básico, de monitoria e de horta, composto por motobomba, mangueira de rega, regador manual, catana, enxada, ancinho e pulverizador.

A pesca artesanal foi desenvolvida nas províncias do Bengo (lagoa do Zenza do Golungo) e Cuanza Norte (lagoa do Ngolome), enquanto o projecto da aquicultura foi implementado em Malanje.

No acto de encerramento do projecto, o administrador municipal adjunto do Dande para o sector técnico, infraestruturas e serviços comunitários, João Macosso, destacou as potencialidades da região em recursos hídricos, a vasta costa marítima e o número de pescadores artesanais.

Referiu que o projecto representa uma mudança no quadro de gestão da pesca artesanal caracterizada por baixo investimento e um  rendimento focado na utilização do pescado para fins de subsistência.

Neste momento as administrações municipais estão a replicar o projecto junto das comunidades ribeirinhas.FS/IF

 





+