Pescadores artesanais do Egipto Praia recebem meios de trabalho

     Economia           
  • Benguela     Quinta, 25 Novembro De 2021    21h32  

Lobito – Cem pescadores artesanais do Egipto Praia, Lobito, província de Benguela, receberam esta quinta-feira equipamentos para ajudar no arranque do Centro de Apoio à Pesca Artesanal daquela localidade, constatou a Angop.

Trata-se de 10 embarcações a motor, com capacidade de seis toneladas cada uma, com os seus acessórios de segurança marítima, Equipamento de Proteção Individual (EPI) e duas triciclo motor, vulgo “Caleluia”,  para a recolha dos resíduos do pescado das praias para o Centro, para transformação em farinha de peixe, entregues pela secretária de Estado das Pescas, Esperança dos Santos.

Durante a cerimónia, a secretária afirmou que o objectivo da entrega destes meios visa garantir a sustentabilidade dos recursos pesqueiros, promover a competitividade do sector e assegurar a coesão económica.

Esperança dos Santos fez saber que este ano o seu pelouro realizou já apoios às províncias do Zaire, Bengo e Cuanza Sul, Namibe e agora Benguela, totalizando um apoio de mil e 30 jovens.

“Vamos dar continuidade às províncias de Cabinda e Luanda e queremos ver, em 2022, jovens a exporem os seus produtos na feira da pesca artesanal”, enfatizou.

Lembrou que este ano já entraram em funcionamento os Centros do N’Zeto, no Zaire, do Yembe, no Bengo, das Salinas no Cuanza sul e hoje o centro do Egipto Praia, para “dar impulso na melhoria ao desembarque e embarque da pesca artesanal, cujo resultado são já visíveis desde a entrada em funcionamento da lota da Baía farta”.

Fez questão de informar que o mundo da pesca artesanal origina mais de 80 por cento dos postos de trabalho directos e indirectos neste sector, segundo estatísticas do Fundo das Nações Unidas para Agricultura (FAO) que apontam o consumo humano como motivo principal.

Por sua vez, o administrador do Egipto Praia, José Faria, salientou que o Centro de Apoio a Pesca Artesanal, paralizado desde a sua inauguração, a 11 de Fevereiro de 2020, por falta de meios, vai proporcionar 45 postos de trabalhos directos e mais 120 indirectos, relacionados com as peixeiras que vão adquirir o pescado para vender noutras localidades.

Em representação à cooperativa dos pescadores "Capepe", Jorge Jamba sentiu-se regozijado e prometeu cuidar dos meios, de modo a cumprir com as suas responsabilidades, segundo as recomendações proferidas pela representante do Ministério das Pescas.

O Centro de Apoio à Pesca Artesanal ocupa uma área de 1.242 metros quadrados e conta, entre outros serviços, com uma sala de processamento, tratamento e conservação do peixe, um armazém e fábrica de gelo com capacidade de 10 toneladas.

O Egipto Praia é uma comuna do município do Lobito, com potencialidades pesqueiras, agrícolas e turísticas, cujo produto de referência é a lagosta, muito procurada na rede hoteleira nacional.





+