Pescadores industriais negam arrastão à margem da lei 

     Economia           
  • Luanda     Segunda, 22 Novembro De 2021    20h18  
Sector pesqueiro é um dos que mais contribuiu positivamente para a variação do PIB (Foto ilustração)
Sector pesqueiro é um dos que mais contribuiu positivamente para a variação do PIB (Foto ilustração)
Anabela Fritz

Luanda - O presidente da Associação da Pesca Artesanal, Semi-Industrial e Industrial de Luanda (APASIL), Manuel Bernardo Azevedo, disse hoje, em Luanda, que os seus associados estão abertos à formalização, realizando actividades apenas nos marcos das quantidades de capturas estabelecidas. 

O responsável prestou esta informação quando falava em conferência de imprensa, em reação às informações avançadas pelo governador da província do Namibe, segundo as quais "há operadores ilegais e que fazem pesca de arrasto sem respeitar as quantidades exigidas pelas autoridades".

Segundo Manuel Azevedo, no dia 20 do mês em curso,  um pronunciamento do Senhor Governador do Namibe, durante a visita do Presidente da República àquela província, fazia referência a supostos arrastões que estão a escassear os recursos marinhos, sobretudo peixe, no mar.

O responsável assegura que a sua associação controla 42 membros, todos legais. Admitiu, entretanto, que no sector há alguns ilegais bem identificados, pelo que se predispõe a colaborar com às autoridades no que for necessário para o bem do sector dentro dos marcos da lei. 

A jurisdição da pesca industrial é de Cabinda ao Namibe, uma vez que as licenças são nacional e os navios de pesca de arrasto estão controlados e não capturam acima das quotas previamente indicadas para cada períodos de captura. 

De acordo com o responsável, 60% da captura nacional vem da pesca industrial e faz oito porcento do PIB, ao longo dos mil 650 quilómetros de costa e com 200 milhas de zona económica exclusiva, onde há produtos marinhos diversos que devem ser explorados dentro das medidas ambientais normais para servir os mercados nacional e internacional.



Tags



+