Em curso estudo ambiental para construção da linha férrea entre Luena e Saurimo

     Economia           
  • Moxico     Quarta, 06 Março De 2024    11h07  
Linha Férrea
Linha Férrea
Pedro Parente

Luena - Um projecto de estudo de Impacto Ambiental e Social para a construção de uma linha ferroviária entre as cidades do Luena (Moxico) e Saurimo (Lunda-Sul) foi apresentada às autoridades administrativas de ambas as províncias, soube a ANGOP, quarta-feira.

Com vista à divulgação do projecto, uma delegação da empresa PHANTHEROIL, responsável pela sua implementação, reuniu-se com o administrador municipal do Moxico, Horácio Sachamuaha, para a recolha de informação para o referido estudo, segundo uma nota de imprensa da Administração do Moxico.

Intervindo no encontro, José Pereira, da PHANTHEROIL, disse que o projecto cinge-se a uma avaliação de Impacto Ambiental e Social, para o cumprimento da legislação angolana e dos Padrões de Desempenho (PDS) da International Finance Corporation (IFC), contando com uma linha de financiamento internacional.

Acrescentou que o estudo visa salvaguardar e manter o estilo de vida da população local, preservando o meio ambiente, na área de implementação, iniciativa que foi destacada pelo administrador municipal do Moxico, para quem o projecto proporcionará progressos para a região leste do país.  

Para a execução da empreitada, o Presidente da República, João Lourenço, autorizou a quantia de 1.168.405.370,00 de dólares, de acordo com o Despacho Presidencial n.º 55/23 de 27 de Março.

A construção da linha consta do Plano Director Nacional do sector dos Transportes e Infra-Estruturas Rodoviárias (PDNSTIR) e atende, igualmente, ao Plano de Expansão da Rede Ferroviária Nacional, que tem permitido a implementação de um conjunto de medidas e políticas que visam melhorar o transporte ferroviário, o volume de mercadorias e o número de passageiros transportados.

Actualmente, o  Caminho de Ferro de Benguela é a maior companhia ferroviária de Angola, atravessando o país desde a cidade costeira do Lobito, na província de Benguela, até ao Luau (Moxico), possuindo 67 estações e mil e 866 quilómetros de extensão de linha férrea. TC/YD





Notícias de Interesse

Angola e Zimbabwe discutem reforço da cooperação

Segunda, 13 Maio De 2024   17h12

Ministro recebe delegação cubana

Segunda, 13 Maio De 2024   16h03

SADC realiza cimeira extraordinária 

Segunda, 13 Maio De 2024   10h44

+