PIIM consome mais de 212 mil milhões de kwanzas de Maio a Junho

     Economia           
  • Luanda     Quarta, 07 Julho De 2021    13h59  
Coordenadora de acompanhamento do PIIM, Laurinda Cardoso
Coordenadora de acompanhamento do PIIM, Laurinda Cardoso
Gaspar dos Santos

Luanda – O Governo angolano injectou mais de 212 mil milhões de kwanzas, de 28 de Maio a 24 de Junho, para a execução de mil e 679 projectos do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), lançado em 2019.

Conforme a directora nacional de Investimento Público, Juciene Cristina, dos 1.679 projectos em implementação, 170 já foram concluídos em distintas províncias do país, com realce para seis escolas do ensino primário, cinco hospitais, um complexo aeroportuário e estradas.

Essas realizações, que contemplaram  infra-estruturas e serviços diversos, ocorreram essencialmente em Luanda, Benguela, Cabinda,  Lunda Norte e Cuanza Norte.

A responsável, que falava à imprensa, esta quarta-feira, em Luanda, após a 4ª Sessão da Reunião da Comissão Interministerial para a Coordenação do PIIM, recordou que este Plano abarca globalmente 1.718 projectos elegíveis/aprovados para todo o país.

Na ocasião, a coordenadora do grupo técnico de acompanhamento ao PIIM, Laurinda Cardoso, fez saber que todas as facturas que se encontravam pendentes já foram pagas em Junho último.

Lançado no dia 27 de Junho de 2019, em Cazombo, província do Moxico, o PIIM tem como objectivo materializar acções de Investimento Públicos, de Despesas de Apoio ao Desenvolvimento (DAD) e de Actividades Básicas.

O mesmo dá prioridade às acções de carácter social, de modo a inibir o êxodo rural e promover o crescimento económico, social e regional mais inclusivo no país.

Este Plano pretende também aumentar a autonomia dos 164 municípios de Angola, no âmbito da política de desconcentração e descentralização das competências administrativas e, consequentemente, aumentar a qualidade de vida em todo o território nacional.

O PIIM engloba os sectores da Educação, Saúde, Transportes, Agricultura, com projectos em execução nos 164 municípios das 18 províncias de Angola.

 

 





+