PIIM eleva capacidade de distribuição de água na Quilenda

     Economia           
  • Cuanza Sul     Quarta, 17 Março De 2021    18h53  
Uma perspectiva das obras do Projecto de Água do Bita
Uma perspectiva das obras do Projecto de Água do Bita
Carlos Benedito

Quilenda – O Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) aplicou Kz 237 milhões para a reabilitação da rede de distribuição da Estação de Tratamento de Água na Quilenda (Cuanza Sul), elevando a sua capacidade de 150 para 300 metros cúbicos por hora.

A reabilitação iniciou em Julho de 2020 e tem o seu término previsto para Abril próximo. Neste momento, tem 70 por cento da execução física e 72 de execução financeira, apurou hoje a ANGOP.

O governador do Cuanza Sul, Job Capapinha, radiografou as obras do PIIM, num périplo iniciado no Ebo e que o levará igualmente para o município do Amboím. 

Segundo o representante da Engevias, empresa encarregue da execução da obra, Osvaldo Dambi, a reabilitação da ETA permitiu a feitura de 185 ligações domiciliares e a construção de oito chafarizes na periferia.

“Temos bombas de sucção com maior potência, criamos uma zona de elevação de 600 metros cúbicos, o que significa dizer que o sistema está preparado para mais de 200 beneficiários”, disse. A ETA conta neste momento com 15 trabalhadores.

Por outro lado, no domínio da educação, a aldeia de Ngunza Sambo ganha a partir de Abril próximo uma escola do ensino primário com sete salas de aula, financiada pelo PIIM com um valor em Kz  de 68 milhões, 817 mil, 174, 40.

Segundo o empreiteiro, Manuel Baptista, a obra está com uma execução física de 90 por cento e financeira de 40. Nesta empreitada foram criados 20 postos de trabalhos.

No global, o PIIM na Quilenda conta com nove projectos, sendo duas escolas de sete salas de aulas, ampliação da Administração municipal, terraplanagem de 15 quilómetros, aquisição de dois grupos geradores, operacionalização dos serviços básicos, dentre outros.

O programa tem um grau de execução financeira na ordem de 67 por cento e 69, 85 de execução física. 

O PIIM na Quilenda está avaliado em Kz 924 milhões, dos quais já foram pagos aos empreiteiros e prestadoras de serviços Kz 550 milhões, 276 mil, 358, 22.





+