PIIM financia asfaltagem das ruas do Popular, Santa Rosa e Sangondo

     Economia           
  • Moxico     Sexta, 29 Abril De 2022    13h25  
Cerimónia de consignação da obra de requalificação das vias dos bairros
Cerimónia de consignação da obra de requalificação das vias dos bairros
kinda kyungu

Luena – Dezanove ruas dos bairros Popular, Santa Rosa e Sangondo, periferias da cidade do Luena (Moxico), poderão ser asfaltadas em sete meses, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

Os três bairros, localizados ao extremo oeste da urbe vão ganhar, além da asfaltagem, iluminação fotovoltaíca, lancis, passeios e drenagens superficiais.

No bairro Santa Rosa, serão requalificadas e asfaltadas 11 vias, num período de sete meses, com valores da obra a rondar três mil, 957 milhões e 644 mil kwanzas, a cargo da empresa chinesa “Zhontai”.

Já no bairro Popular, sete vias também merecerão de uma requalificação seguida de asfaltagem, em seis meses, cujos trabalhos estão encarregues à empresa angolana “Prospero Divino”, num valor de 726 milhões, 986 mil e 491 kwanzas.

O bairro Sangondo, com um valor de mil, 512 milhões e 45 mil kwanzas, a cargo, também, da “Prospero Divino”, ganha apenas uma via, a paralela ao Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB), iniciando das bombas de combustíveis da Sonangol, adjacente ao Supermercado Nosso Super, até a denominada “Rua do Presidente”.

No acto de consignação das empreitadas, o administrador municipal do Moxico, Quintas Sempieca, enalteceu o gesto, por ser uma forma de melhorar a imagem destas zonas suburbanas, locomoção de pessoas e bens, assim como dar emprego para mais de 100 jovens locais.

O governador do Moxico, Gonçalves Muandumba, pediu a colaboração dos moradores devido aos transtornos a serem causados.

No quadro da asfaltagem das ruas dos bairros periféricos do Luena, está em curso, igualmente, asfaltagem do troço Cine Luena-projecto habitacional das 450 casas, no raio de 10 quilómetros, enquanto no bairro Tchifuchi prossegue os trabalhos para se asfaltar 4,6 quilómetros de extensão.





+