PIIM financia Kz nove mil milhões para asfaltagem dos bairros do Luena 

     Economia           
  • Moxico     Domingo, 07 Novembro De 2021    09h22  
Moxico: Terra planagem das estradas do Luena
Moxico: Terra planagem das estradas do Luena
Kinda Kyungu

Luena – As obras de requalificação de quatro bairros periféricos da cidade do Luena, província do Moxico, vão custar nove mil milhões 36 milhões de kwanzas, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

Trata-se da asfaltagem de 11 vias dos bairros Santa Rosa, equivalente a sete quilómetros, Tchifuchi (4,6 Km), Popular (1,4 Km) e Hospital (0,81 Km).

De acordo com um documento do Gabinete Provincial de Estudo, Planeamento e Estatística (GEPE) a que a ANGOP teve acesso, serão asfaltados cerca de 16 quilómetros de estradas, no total.

O projecto inclui também a asfaltagem da estrada principal do bairro Popular até ao tanque do Sangondo, num troço paralelo ao Caminho-de-Ferro de Benguela, que vai ligar à denominada “Rua do Presidente”.

Para a materialização das obras, o Governo Provincial do Moxico fez abertura de um concurso público, para a adjudicação da empreitada, cujo vencedor será anunciado nos próximos dias.

Ainda no âmbito do Plano Integrado de Intervenção aos Municípios, o governo local anunciou a abertura de um concurso para a aquisição de meios de transporte para fins de serviços, no valor de 320 milhões de kwanzas.

A última vez que a cidade do Luena beneficiou da requalificação do tapete asfáltico foi em 2008, quando foram asfaltados 18 quilómetros da malha rodoviária da urbe.

Em 2012, com a retoma da circulação dos comboios do Caminho de Ferro de Benguela, construiu-se, pela primeira vez desde a Independência Nacional, a rua que inicia no entroncamento do Sinfo à passagem de nível do Nosso Super e do famoso triângulo do bairro Mandembue ao condomínio 4 de Abril, a Oeste do Luena.

Nessa rua de cerca de quatro quilómetros de distância, ergueu-se uma ramificação de um troço que liga a Casa da Cultura à passagem de nível do Tanque de Água do bairro Sangondo.





+