Plano de Bolsa de Solidariedade prevê combate à pobreza

     Economia           
  • Luanda     Quarta, 27 Janeiro De 2021    21h14  

Malanje - Um plano de Bolsa de Solidariedade Social voltada ao combate à pobreza e à vulnerabilidade de certos cidadãos foi apresentado hoje, pelo Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade do Género em Malanje, aos parceiros sociais da instituição.

De iniciativa do governo local, o programa cinge-se na recolha de donativos e bens essenciais em parceiros e, de seguida, levado aos necessitados pelo Gabinete da Acção Social.

O referido Plano tem como parceiros, membros do governo provincial, instituições religiosas, bancárias e associações filantrópicas, e conta com apoios do Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU).

Essa medida, de acordo com a directora do Gabinete da Acção Social, Família e Igualdade de Género, Maria Esperança da Cruz, serve de reforço dos mecanismos de solidariedade e de promoção dos valores do voluntariado e de amor ao próximo.

Disse que a mesma constitui uma plataforma que congrega pessoas singulares e colectivas, que têm a solidariedade como uma virtude a ser multiplicada.

Para além da filantropia, comporta a vertente de formação profissional e inserção de pessoas em situação de vulnerabilidade e pobreza com capacidade no mercado de trabalho e em projectos socioeconómicos para a geração de rendas.

Maria Esperança da Cruz fez saber que essa vertente vem ainda apoiar a criação de actividades económicas sustentáveis, geridas na base de cooperativas e associações de economia solidária, numa perspectiva de desenvolvimento local e integração socio-económica.

Entretanto, o presidente da Missão Nordeste da Igreja Adventista do Sétimo Dia, instituição parceira do projecto, José Gouveia, realçou que a sua congregação tem vindo a realizar acções de educação junto dos fiéis no sentido destes não se desviarem dos princípios bíblicos e incentivar a ajuda às pessoas em condição de vulnerabilidade.

Precisou que à par desse exercício de cidadania, a igreja tem também promovido acções pedagógicas de resgate dos valores morais e cívicos nas comunidades, aspecto fundamental de estímulo ao amor ao próximo e atenção aos necessitados.

A Bolsa de Solidariedade Social (BSS) já funcionou de forma experimental durante o período de Julho a Setembro de 2017 nas províncias de Luanda e Benguela, tendo paralisada por motivos de vária ordem.





+