PN apreende mais de USD 18 mil falsos no Luena

     Economia           
  • Moxico     Quarta, 13 Outubro De 2021    09h14  
Meios apreendidos pela Policia Nacionall
Meios apreendidos pela Policia Nacionall
Kinda Kyungu

Luena – Mais de 18 mil dólares norte-americanos (USD) falsos foram apreendidos pela Polícia Nacional, no Moxico, em posse de dois cidadãos que tentavam introduzir as notas no sistema financeiro nacional.

Os dois cidadãos nacionais, de 35 e 42 anos, respectivamente, foram detidos no âmbito da operação denominada “Tulikussa” desenvolvida pela Polícia Nacional no último mês de Setembro.

Ao apresentar o resultado da operação à imprensa, o porta-voz do Comando Provincial da Polícia Nacional, André Cahilo Ngungo, disse que a corporação deteve, igualmente, mais de 100 bilhetes de identidade em posse de um grupo de indivíduos que, supostamente, recebia valores a vários cidadãos, com promessa de emprego.

O responsável admitiu a existência de aumento dos crimes contra o património público, integridade física desencadeados por crença ao feiticismo, bem como a violência doméstica, prometendo um combate cerrado para se diminuir o fenómeno.

Segundo o responsável, durante este período foram apreendidos vários meios roubados, com destaque para os electrodomésticos , botijas de gás butano, materiais informáticos, assim como noventa quilogramas de estupefaciente (liamba), que resultaram na detenção de oito cidadãos implicados nos referidos crimes.

Por áreas administrativas, o município do Moxico (sede provincial) lidera a cifra de delitos, com 50 por cento dos crimes registados, seguido das regiões fronteiriças do Luau, Alto -Zambeze e Bundas.

Para se inverter este quadro, disse que está em curso uma operação denominada “45 graus”, que vai intensificar a prevenção da criminalidade, a manutenção da ordem e a segurança pública, bem como o reforço da protecção das fronteiras.

 





+