PN detém cinco cidadãos por prática de pesca ilegal

     Economia           
  • Luanda     Segunda, 27 Junho De 2022    13h27  
Embarcações de pesca (Foto ilustração)
Embarcações de pesca (Foto ilustração)
Rosário dos Santos

Luanda - Cinco cidadãos foram detidos pela Polícia Nacional por prática de pesca ilegal, fazendo recurso de engenhos explosivos, TCP “Granadeiros”, na zona marítima do Museu da Escravatura, em Luanda, no âmbito da “Operação Kianda”.

Os cidadãos que foram entregues ao Serviço de Investigação Criminal (SIC)  têm idades compreendidas entre 28 e 43 anos de idade.

Segundo o porta-voz da Polícia Nacional, Mateus Rodrigues, que falava no pré-balanço das acções decorridas de 21 a 25 de Junho de 2022 na “Operação Kianda”, foram igualmente apreendidas oito (08) embarcações, por violação às normas marítimas e das pescas e dois (02) panos de rede de pescas, por pesca em zona proibida.

Segundo o responsável, a apreensão deveu-se pelo facto dos marinheiros das referidas embarcações terem sido encontrados a navegar, sem documentação a bordo, documentação vencida, casco trocado, sem coletes salva-vidas, pesca ilegal e licença de pesca caducada

Acrescentou que na foz do rio Kwanza foram apreendidos dois (02) panos de redes de pescas, por pesca em zonas proibidas, sendo a Esquadra Fiscal Aduaneira Marítima da Barra do Kwanza, constituída fiel depositária dos referidos artefactos e os processos encaminhados ao Serviço Nacional de Fiscalização Pesqueira (SNFPA), onde correm trâmite legal.

Para o êxito das operações, foram engajadas forças e meios como (136) efectivos, quatro (4) viaturas, oito (8) rádios, quatro (4) embarcações, 30 armas de fogo, entre outros.

A “Operação Kianda” serve para prevenir e reprimir os crimes e outras infracções de natureza diversa, contribuindo para a segurança pública, no espaço marítimo nacional.

A referida operação tem como objectivo prevenir e combater roubos, furtos e outros delitos no leito marítimo nacional.

A primeira fase decorreu na zona Norte da Baía de Luanda, incidindo sobre a província de Luanda, nas localidades de Cacuaco, Sarico, Boca do Rio, Molhada, Cimangola, Contra-Costa, Mercado do Mundial e a Costa da Ilha do Cabo, bem como na parte marítima Sul, onde foram patrulhadas a Samba, a kapossoca e o Mussulo.



Tags



+