PNUD destina USD 103 milhões para projectos em Angola

     Economia           
  • Luanda     Segunda, 29 Novembro De 2021    20h08  
PNUD
PNUD
António Escrivão

Luanda -  Pelo menos 103,2 milhões de dólares americanos foram disponibilizados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), para a execução de projectos socioeconómicos em Angola, nas áreas do “Ambiente e Resiliência”, e “Democracia inclusiva, direitos humanos e Estado de direito”.

O valor, financiado pelo Fundo Global, está a permitir a execução desses projectos incluídos no próprio PNUD para o país, no período de 2020 a 2022, garantindo assim apoio directo a 127.027 pessoas vivendo com VIH e 43.051 adolescentes em cinco províncias do país, informou fonte dessa organização.

Ao apresentar os resultados intercalar do referido programa, hoje, em Luanda, a responsável para a Comunicação do PNUD, Cláudia Fernandes, referiu que o montante se destina também às acções de “Erradicação da pobreza e crescimento económico”.

Acrescentou que o mesmo abarca igualmente projectos de fortalecimento do sistema da saúde resiliente e COVID-19, incluindo mulheres grávidas, entrega de pacotes de tratamento de VIH e capacitação sobre saúde sexual reprodutiva, através de um envolvimento coordenado da sociedade civil.

“Constam ainda estágios profissionais para jovens, com o apoio do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP) e da República da Turquia, realização de estudo das competências profissionais na Huíla, empregabilidade, empreendedorismo e desenvolvimento de competências dos jovens do Cazenga”, precisou a responsável.

Cláudia Fernandes sublinhou que o programa permitiu a criação de duas incubadoras piloto nas províncias de Cabinda e da Huíla, bem como a distribuição de kits e treinamento de jovens e mulheres em empreendedorismo.

O programa do PNUD que teve início em 2020, garantiu ainda assistência técnica para o registo digital de 27.118 vendedores em 22 mercados informais do país, realização de encontros municipais para o Orçamento Participativo nas 164 Administrações Locais do Estado.

De igual modo, enumerou a fonte, viabilizou a implementação de Comités do Orçamento Cidadão, estabelecidos em 63 municípios.

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) é a agência líder do desenvolvimento da ONU e trabalha principalmente para a erradicação da pobreza, redução das desigualdades e da exclusão social.

O PNUD está presente em quase 170 países do mundo. Em Angola, por exemplo, esse programa apoia o país no processo de graduação  da categoria dos Países Menos Avançados (PMA), na elaboração dos relatórios nacionais de desenvolvimento humano.

A sua intervenção estende-se ainda ao Plano Nacional de Desenvolvimento e  na planificação do orçamento nacional, um processo com uma ampla participação e liderança do Governo de Angola e outros actores, tanto nacionais como internacionais, da sociedade civil, da academia e do sector privado.





Notícias de Interesse

+