Polícia frustra contrabando de combustível para a RDC

     Economia           
  • Zaire     Quinta, 07 Abril De 2022    12h30  
Contrabando de combustível (ilustração)
Contrabando de combustível (ilustração)
ANGOP

Mbanza Kongo – A Polícia de Guarda Fronteira no município do Soyo, província do Zaire, apreendeu, esta quinta-feira, três mil e 150 litros de gasóleo, por tentativa de contrabando para a República Democrática do Congo (RDC).

O produto, acondicionado em bidões de 25 e 250 litros, estava a ser transportado numa embarcação artesanal com destino ao país vizinho, tentativa que foi frustrada pelas autoridades policiais.

De acordo com uma nota da Delegação Provincial do Interior, enviada à ANGOP, o facto ocorreu no curso do canal fluvial do rio Zaire, que delimita o Soyo da região congolesa de Mwanda.

Os autores do suposto contrabando, refere ainda o documento, atiraram-se ao rio com a aproximação da embarcação policial que realizava patrulhamento de rotina ao longo do canal fluvial, mais concretamente, na zona conhecida por Santo António.

A nota da Delegação do MININT refere que o gasóleo apreendido será entregue às autoridades locais da Administração Geral Tributária (AGT), nos próximos dias.

A fronteira que delimita a província do Zaire da região do Congo Central (RDC), com 310 quilómetros, tem sido propensa às acções de contrabando de combustível (gasóleo e gasolina), um negócio considerado bastante lucrativo no outro lado da fronteira.

 

 

 





+