Polícia trava saída ilegal de combustível para Namíbia

     Economia           
  • Cunene     Quarta, 11 Janeiro De 2023    12h33  
Contrabando de combustível (ilustração)
Contrabando de combustível (ilustração)
José Cachiva - ANGOP

Ondjiva- Cinco mil e 705 litros de combustíveis contrabandeados foram apreendidos nas últimas 24 horas, na orla fronteiriça entre a província do Cunene e a República da Namíbia.

Do combustível apreendido consta cinco mil 79 litros de gasolina e 626 de gasóleo que eram transportados em vários reservatórios de 25 litros, todos  destinados a Namíbia para fins comerciais.

O facto foi informado, esta quarta-feira, pelo comandante da 13ª da Unidade da Polícia de Guarda Fronteira no Cunene, subcomissário Félix Nelson. Na ocasião, disse que o produto foi apreendido durante uma operação de patrulhamento que permitiu a detenção de dois jovens por suposto envolvimento.

O comandante afirmou que apesar de pequenas quantidades, as tentativas de contrabando de combustíveis são recorrentes na região, facto que obrigou o reforço das forças de apoio à cavalaria cinotecnia.

“Não são novas, as tentativas de contrabando de combustíveisl que culminam com apreensão de consideráveis quantidades de gasolina pelas autoridades todas as semanas”, explicou.

Disse que os combustíveis foram adquiridos nos postos de abastecimento da Pomangol e Sonangol, em Santa Clara (Cunene) e na província da Huila, a fim de serem comercializados no território namibiano, onde o lucro é mais elevado em relação a Angola.

Entretanto, assegurou o contínuo trabalho de patrulhamento para o combate aos crimes transfronteiriços com realce ao tráfico de drogas e contrabando de combustível.

A província do Cunene partilha com a República da Namíbia uma fronteira de 460 quilómetros, 340 quilómetros terrestres e 120 fluviais.

 

 

 





+