Pólo Industrial da Caála aposta na busca novos investimentos

     Economia           
  • Huambo     Terça, 18 Abril De 2023    12h13  
1 / 2
Máquina de corte de Colchões no polo industrial da Caála no Huambo
Máquina de corte de Colchões no polo industrial da Caála no Huambo
Pedro Parente
2 / 2
Fábrica (Foto ilustração)
Fábrica (Foto ilustração)
Pedro Parente

Caála – O aumento da carteira de investimentos, através da procura e atracção de novas fontes de financiamento, constitui uma das principais metas do Pólo de Desenvolvimento Industrial da Caála (Huambo) tido como o terceiro maior do país.

O Pólo, implementado em 2015, tem uma área de, aproximadamente, mil e 82 hectares (1 ha corresponde a 10 mil metros quadrados), dos quais já foram preparados 583 ha, sendo 100 para lotes industriais e 10,5 para lotes de serviços e comércio.

Conta, actualmente, com quatro fábricas, designadamente de carteiras, colchão e de mobiliário de lar e hospitalar, com um total de 129 postos de trabalho activos, sendo 122 nacionais e sete expatriados.

Segundo a coordenadora do Pólo, Angelina Cochi, em declarações, esta segunda-feira, à ANGOP, para além das quatro fábricas em pleno funcionamento, o espaço poderá contar, nos próximos tempos, com outras cinco em fase de conclusão, como resultado da melhoria do ambiente de negócios e do investimento privado.

Disse tratar-se de duas fábricas de transformação de trigo e produção de massa alimentar, de óleo vegetal, de cimento cola e tinta e outra de montagem de moagens.

A responsável informou que, apesar deste investimento, o Pólo regista a paralisação, nos últimos seis anos, das obras de quatro outras fábricas de produção de detergentes, de papel higiénico e de betão.

Angelina Cochi disse que a instalação de fábricas no Pólo de Desenvolvimento Industrial da Caála regrediu, significativamente, 2020, por força da pandemia da Covid-19.

“Desde 2020 que os investidores reclamam da falta de financiamento, para a dinamização do Pólo, actualmente, muito aquém das expectativas, do ponto de vista de evolução, daí a aposta na busca e atracção de novas fontes de investimento”, disse.

Explicou que a inexistência de infra-estruturas de apoio constitui, igualmente, outro entrave para a instalação acelerada unidades fabris diversas, com foco na promoção do crescimento socioeconómico.

 A responsável disse que o Pólo carece, acima de tudo, de energia eléctrica, sistemas de distribuição de água potável, esgotos e arruamentos, para uma maior atracções de investigadores nacionais e estrangeiros.

Invasão do espaço  

Angelino Cochi alertou que o franco investimento que se regista, actualmente, tem motivado a população circunvizinha a invadir o espaço, com a realização de actividades agrícolas.

Sem precisar área invadida, a responsável disse que, até ao momento, foram contabilizadas seis lavras acima de um hectare/cada, no interior do espaço reservado para o Pólo de Desenvolvimento Industrial da Caála.

Face a esta situação, disse que a coordenação do Pólo tem trabalho com a Administração municipal da Caála na sensibilização da população, para evitar a ocupação do espaço, que tem como foco a revitalização da industrial na província do Huambo.

O Pólo de Desenvolvimento Industrial da Caála é, a par do Aproveitamento Hidroeléctrico do Gove, a “coqueluche” deste município, localizado a 23 quilómetros a Oeste da cidade do Huambo.

A localização do Pólo, situado em área adjacente à via dos Caminhos-de-Ferro de Benguela, é uma mais-valia, para os investidores, na medida em que permite o transporte de matérias-primas e outros bens do Porto do Lobito para a província do Huambo em pouco tempo e sem constrangimentos.

O Pólo integra o primeiro grupo das prioridades de intervenção no domínio das infra-estruturas de localização industrial do Plano de Desenvolvimento Industrial de Angola, para o horizonte 2021-2025. LT/ALH





Notícias de Interesse

PAN envia condolências ao parlamento cabo-verdiano

Segunda, 13 Maio De 2024   21h10

Angola e Zimbabwe discutem reforço da cooperação

Segunda, 13 Maio De 2024   17h12

Ministro recebe delegação cubana

Segunda, 13 Maio De 2024   16h03

SADC realiza cimeira extraordinária 

Segunda, 13 Maio De 2024   10h44

+