Portal do Munícipe na Cahama regista aumento das receitas

     Economia           
  • Cunene     Quarta, 18 Janeiro De 2023    19h39  
Município da Cahama
Município da Cahama
José Cachiva

Cahama – O Portal do Munícipe na Cahama, província do Cunene, registou, em 2022, receitas calculadas 7,4 milhões de kwanzas (Kz), mais Kz 101 mil relativamente ao ano anterior, em que se arrecadou Kz 7,3 milhões.

O Portal do Munícipe é uma plataforma informática disponível na WEB, que permite a prestação de mais de 500 serviços para a arrecadação de receitas próprias dos órgãos da administração local, que vão para a conta agregadora.

O valor resultou do pagamento da emissão de licença de construção, títulos de concessão de terras, renda resolúvel e normal, entre outros, informou hoje, quarta-feira, o administrador local, Mário Katiti.

Em declarações à ANGOP, Mário Katiti explicou que o aumento se deve às acções de fiscalização, nos sectores da construção, consciencialização dos utentes no pagamento de serviços e o retorno gradual das actividades antes limitadas pela Covid-19.

Durante o período, disse que foram gastos 327 milhões de Kwanzas, na execução de 10 subprogramas inseridos no Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP), no município.

Entre as acções, destacou a reabilitação de várias escolas do ensino primário, postos de saúde, incluindo o apetrechamento, construção de represa de água,  aquisição de kits trabalho para o fomento do auto emprego dos ex-militares e jovens.

Informou que quando ao PIIM, foram já entregues sete projectos, entre complexos residenciais para professores e enfermeiros, passeios e aquisição de diversos kits de lixo para o tratamento do saneamento básico.

Lembrou que, Cahama foi contemplado com 16 projectos, dos quais 11 ligados a empreitadas e cinco a despesas e apoio de desenvolvimento, orçados em mil milhões 290 milhões, 80 mil e 106 kwanzas.

Mário Katiti sublinhou que os nove projectos sociais em falta como escolas primárias de sete salas, residências para professores e enfermeiros, centro de saúde, entre outros, com uma execução física na ordem dos 85 por cento.

O município da Cahama, administrativamente dividido pelas comunas Cahama e Otchinjau, tem 79 mil 56 habitantes, onde a maioria se dedica à prática da agricultura e à criação de animais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 





+