Portal do Munícipe permite controlo das receitas em tempo real

     Economia           
  • Luanda     Quinta, 20 Maio De 2021    19h38  

Luanda- O Portal do Munícipe permite maior controlo, em tempo real, das receitas arrecadadas pelas administrações municipais, considerou hoje a vice-presidente da Comissão Administrativa da Cidade de Luanda (CACL), Amélia Rita.

Em declarações à ANGOP, para falar sobre a importância desta ferramenta, em utilização desde 2018 por  algumas administrações dos distritos urbanos, a responsável afirmou que a grande virtude do Portal é o controlo em tempo real das receitas obtidas na circuncrição.

Esta ferramenta não  permite que a administração fique muito tempo a aguardar o retorno das receitas para fazer face as despesas básicas, mas ajuda no aumento da arrecadação de receitas, disse, esclarecendo que antes da implementação deste dispositivo muitas receitas se perdiam.

 A vice presidente da CACL afirmou que  a partir do momento que o valor é declarado no Portal do Municipe está disponível para ser utilizado pela própria administração.

Tem havido mais  transparência desde que o Portal começou a funcional, não só pelo controlo das receitas, mas também na celeridade do seu retorno para que as administrações não parem com os seus projectos.

Explicou que as receitas arrecadadas pelos serviços prestados pela administração são depositados numa conta agregadora para não se perder muito tempo a espera  que os recursos retornem ao Poder Local.

“A utilização do Portal demonstra que as administrações estão já a caminhar para a descentralização, olhando para as autarquias, sendo a descentralização financeira o grande objectivo, porque sem recursos não se faz nada”, concluiu a vice-presidente Amélia Rita.

O Portal do Munícipe é uma plataforma informática disponível na WEB que permite a prestação de mais de 500 serviços para a arrecadação de receitas próprias dos órgãos de Administração Local, que vão para a conta agregadora.

Fazem parte do município de Luanda, os distritos urbanos do Rangel, Sambizanga, Neves Bendinha, Ngola Kiluanje, Samba, Maianga e Ingombota.

 

 

 





+