Praga de gafanhotos chega à Huíla

     Economia           
  • Huíla     Terça, 11 Maio De 2021    16h21  
Praga de gafanhotos no Cunene
Praga de gafanhotos no Cunene
Angop/Cunene

Lubango - A praga de gafanhotos que assola o sul de Angola atingiu, nesta terça-feira, a província da Huíla, com a “nuvem” dos insectos a sobrevoar a zona do miradouro da Serra da Leba, no município da Humpata, cerca de 40 quilómetros do Lubango.

Ainda não há relatos de eventuais danos em campos agrícolas, mas sabe-se que vieram do município da Bibala (Namibe) e vão sobrevoando a zona planáltica da Leba, onde há muita produção de milho e frutas.

Em declarações à imprensa,  o director do gabinete  provincial da agricultura da Huíla, José  Arão, informou que a nível da província foram capacitados técnicos para dar resposta as acções de pulverização, com vista a reduzir os estragos nos campos agrícolas.

Segundo o gestor, o governo da Huíla antecipou-se na criação de condições de alerta, disponibilizou  meios, desde humanos e financeiros, para  prevenir e combater o fenómeno.

Estão disponíveis em  mais de 50 tifas, material de biossegurança para os técnicos e foi elaborado um plano técnico.

Por sua vez, a administradora municipal  da Humpata, Rita Soma Miranda, apelou aos agricultores do município para ficarem atentos e comunicar as autoridades eventuais ocorrências, para que as equipas de intervenção possam actuar.

A praga de insectos, que entrou em Angola pela província do Cuando Cubango, já passou pelo Cunene, Benguela e Namibe.

 





+