Preço do massango reduz nos mercados do Cunene

     Economia           
  • Cunene     Quarta, 17 Abril De 2024    10h23  
Venda do massango no mercado do Oshomukuio no Cunene
Venda do massango no mercado do Oshomukuio no Cunene
Pedro Manuel-ANGOP

Ondjiva – O preço do massango, cereal mais consumido na região, regista, este mês, uma redução nos principais mercados do Cunene, custando o quilograma (kg) 375 kwanzas, contra os 550 comercializados em Março último.

O facto resulta, entre outros factores, da alteração na venda do saco de 150 Kg, cujo preço baixou de 58 mil para 48 mil kwanzas.

Os principais mercados informais são o de Oshomukuio, com mais de três mil vendedores, e o da Alemanha, com mais de 800, ambos na cidade de Ondjiva.

Numa ronda efectuada, a ANGOP constatou que o mesmo ocorre com outros produtos alimentares, nomeadamente o milho e a massambala, antes comercializados a 520 e 450 kwanzas, respectivamente, e agora fixados, ambos, em 400 kz.

Em breves declarações, a comerciante Emília Silombo referiu que com este preço chega a vender em média 10 sacos de massango por dia, sobretudo aos clientes da zona rural e outros oriundos da vizinha República da Namíbia.

Já a consumidora Lina Ndahafa disse ser necessário que os preços dos produtos alimentares reduzam ainda mais, para as famílias terem poder e compra.

Por seu turno, o responsável local pela a Agricultura, Pecuária e Pescas, Carlos Ndanyengondunge, disse que a redução do preço do massango é influenciada pelo volume do produto que, nos últimos dias, entra no mercado a partir da Huíla.

Referiu que a nível do Cunene a colheita ocorre entre os meses de Junho a Julho, apesar de existirem já famílias que, por falta de reservas do ano anterior, estão já a consumir a produção actual.

No entanto, a direcção provincial da agricultura prevê colher, na presente campanha, 278 mil toneladas 683 quilogramas de produtos diversos, entre massango, massambala, milho e leguminosas. No ano transacto foram mais de 500 mil toneladas.

A presente campanha agrícola tem o envolvimento de 151 mil 286 famílias, 520 toneladas de sementes e 100 de fertilizantes simples (sulfato de amónio). PEM/LHE/VC

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 





Notícias de Interesse

+