Preços dos materiais de construção registam variação de 1,9%

     Economia           
  • Luanda     Segunda, 20 Setembro De 2021    15h09  
Matérial de construção (Foto ilustração)
Matérial de construção (Foto ilustração)
Cedida

Luanda - O Índice de Preços dos Materiais de Construção (IPMC) registou uma variação de 1,9% em Agosto de 2021, em relação ao mês de Julho de 2021.

Segundo a “Folha de Informação Rápida”, com os resultados mensais do Índice de Preços de Material de Construção (IPMC) do mês de Agosto de 2021, do Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de variação homóloga do IPMC, Agosto de 2021 em relação a Julho de 2020, fixou-se em 19,9%.

O documento diz que a variação acumulada no período de Dezembro 2020 a Agosto de 2021 é de 12.5%.

O INE diz que nas variações homólogas, entre os grupos de Materiais de Construção, o de “Alumínio” foi que registou maior aumento nos preços com 28,6%, seguidos pelas “Vigas, Vigotas e Ripas” com 27,1%, “Madeiras e Contraplacados” com 25,4% e “Betão pronto” com 23,0%, entre os principais.

Os grupos de materiais que mais contribuíram na variação do IPMC do mês de Agosto foram o “aço” e “areia” com 0,9 porcento cada, “cimentos e aglomerantes” com 0,5 ponto percentual, os demais grupos observaram contribuições inferiores a 0,5 ponto percentual.

Os resultados apresentados compreendem o período de Agosto de 2020 a Agosto de 2021.

Os mercados e estabelecimentos de recolha são formais e informais onde são comercializados os materiais destinados à construção de Habitações, Edifícios residenciais e não residenciais, Estradas e outras obras de infra-estruturas.

O preço dos materiais de construção é um importante indicador para o mercado da construção, pois é através da sua variação que se consegue identificar o grau de intensidade das actividades do sector da construção.

Este indicador tem como objectivos medir a evolução dos preços dos materiais de origem nacional e importado que participam na actividade da Construção e que são comercializados no mercado nacional, servir como elemento fundamental para a actualização dos orçamentos das obras da construção, utilizando fórmulas polinomiais para cada tipo de obra, bem como servir como deflactor  (medida do nível de preços) dos valores nominais ou correntes relacionados com a actividade da construção.





+