PREI com 18 novos pedidos de crédito avaliados em AKZ 56 milhões

     Economia           
  • Luanda     Terça, 16 Março De 2021    15h31  
Mercado informal
Mercado informal
DAVID DIAS

Luanda - O secretário de Estado para a Economia, Mário Caetano João, informou hoje, em Luanda, que o Programa de Reconversão da Economia Informal (PREI) registou 18 novos pedidos de crédito, num valor de 56 milhões de Kwanzas.

Segundo o responsável, a solicitação dos micros e pequenos empreendedores foi feita na última semana, permitindo que desde a operacionalização da linha de financiamento de micro-crédito das Medidas do Alívio Económico, fossem registados mil 924 pedidos, num valor aproximado de AKz 4,5 mil milhões.

Mário Caetano João falava no habitual “Briefing” do Ministério da Economia e Planeamento (MEP), para o balanço das acções de financiamento no quadro do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI).

Em relação à implementação do Plano de Acção da Estratégia de Transição da Economia Informal para Formal, disse que do número de pedidos solicitados foram efectivamente financiados 9 candidatos em quatro (4) sectores de actividade, no valor de 29 milhões de Kwanzas.

Os financiamentos destinaram-se a actividades de Processamento Alimentar (AKz 12,5 milhões), venda de Produtos e Serviços da cadeia do agronegócio (AKz 8,5 milhões), Logística e Distribuição de produtos agroalimentares e de pesca (AKz 7,5 milhões) e Produção Cultural e Artística (Akz 500 mil).

O stock de financiamento desde o início da operacionalização da linha situa-se em 1,5 mil milhões de Kwanzas.

Informou que o produto financeiro imposto pelo Decreto Presidencial 98/20 já permitiu a formalização de 678 micro e pequenas empresas, sendo que até ao final de 2022 a meta prevista no Plano de Desenvolvimento Nacional é de formalização de 2 mil micro-empreendedores.

Para este ano, destacou o secretário de Estado para a Economia, a perspectiva é formalizar 750 microempreendedores, tendo sido já  formalizados até ao momento 428.

Fez saber igualmente que continua a decorrer o cadastramento dos produtores no Portal da Divulgação da Produção Nacional (PPN), frisando que em termos acumulativos, desde a sua operacionalização, o Portal inscreveu 10 mil 500 produtores nacionais, mais 191 que na semana passada.

Em relação ao Serviço de Apoio no Acesso ao Crédito não foram reportados projectos aprovados, continuando na banca 130 por aprovar à luz de um conjunto de instrumentos financeiros.

No geral, desde 2019, os instrumentos e produtos financeiros ao dispor do PRODESI viabilizaram a aprovação de 745 projectos, perspectivando aproximadamente 46 mil postos de trabalho, num valor aproximado de 492,5 mil milhões de Kwanzas.





+