PREI formaliza 100 mil operadores económicos  

     Economia           
  • Moxico     Segunda, 14 Fevereiro De 2022    15h42  
Vendedeiras No Lancamento Do Prei
Vendedeiras No Lancamento Do Prei
Morais Silva

Luena – Cem mil operadores económicos do país estão formalizados e com condições de beneficiar de micro-crédito, no  quadro do Programa de Reconversão da Economia Informal (PREI).

A informação foi fornecida pelo ministro da Economia e Planeamento, Mário Augusto Caetano João, de acordo com quem o PREI já abrangeu operadores económicos das províncias de Luanda, Huambo, Huíla, Cunene, Malanje, Bié e Moxico, seguindo-se, brevemente, a Lunda Norte e a Lunda Sul.

Reafirmou que o PREI vai dar dignidade aos negócios dos agentes económicos, com a atribuição de microcréditos com valores a variarem de 50 mil a 7 milhões de kwanzas, para além do acesso ao sistema de Segurança Social e de formação.

O ministro que vai trabalhar durante dois dias na província do Moxico, afirmou que o objectivo do PREI é contribuir para o crescimento económico e social, potenciar a promoção do trabalho decente e a reduzir a pobreza nas comunidades.

Durante a sua estada na província, o dirigente vai analisar o andamento dos projectos das 18 cooperativas financiadas pelo Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI), para outros possíveis financiamentos no âmbito dos programas de concessão de crédito. 

Consta da agenda da visita a realização de uma sessão de captação de clientes para o programa de Reserva Estratégia Alimentar (REA), assim como auxílio aos produtores locais de mel na exportação deste produto.

O ministro anunciou, para breve, o envio ao Luena de 500 carrinhas, para entregar aos aos vencedores do concurso de auxílio no escoamento dos produtos do campo para a cidade, no âmbito do fomento do comércio rural. 

O PREI é uma iniciativa do Governo de Angola, levada a cabo por uma comissão multisectorial coordenada pelo Ministério da Economia e Planeamento, com o apoio orçamental da União Europeia (UE) e a assistência técnica do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).





Notícias de Interesse

+