PREI formaliza mais de dois mil empreendedores

     Economia           
  • Benguela     Terça, 31 Maio De 2022    17h43  
Operadores informais durante o cadastramento do PREI (Foto ilustração)
Operadores informais durante o cadastramento do PREI (Foto ilustração)
kinda kyungu

Benguela – Em apenas quatro dias, o Programa de Reconversão da Economia Informal (PREI) formalizou já mais de dois mil empreendedores no mercado paralelo 4 de Abril, no município de Benguela, apurou hoje a ANGOP.

A informação é do director do Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado, Samuel Maleze, que relança a meta de atingir, até um mês, cerca de doze mil agentes económicos formalizados, entre vendedores de banca, feirantes e ambulantes, no maior mercado informal de Benguela.

É nesse sentido que Samuel Maleze perspectiva que, com o PREI, a província de Benguela conhecerá uma redução significativa da taxa de informalidade.

Além disso, revelou a emissão de mais de dois mil Bilhetes de Identidade para vários operadores económicos no mercado 4 de Abril, o que lhes permite o acesso a outros serviços, com destaque para a abertura de contas bancárias e a protecção social.

Desta forma, como sustentou, o PREI vai trazer alguma segurança nos negócios dos feirantes, tendo em conta a possibilidade de abrir contas bancárias e também aderirem aos dispositivos de pagamento digital disponíveis.

“Um outro ganho é a oportunidade que os feirantes têm de buscar o crédito para o reforço dos seus negócios”, frisou, afirmando que, aos poucos, as comunidades vão ter personalidade jurídica da sua actividade e também o equilíbrio económico.

Por outro lado, aponta o alargamento da rede tributária e, por conseguinte, das receitas fiscais, através do aumento do número de contribuintes provenientes do mercado informal como ganhos.

Também elencou a capacitação dos operadores económicos sobre literacia financeira, por meio dos institutos nacionais de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) e do Emprego e de Formação Profissional (INEFOP), incluindo sessões de alfabetização.

Neste momento, notou o interlocutor, o mercado 4 de Abril é o epicentro de toda a operação do PREI em Benguela. Depois, o processo vai chegar aos municípios da Catumbela e do Lobito.

Em Benguela, 20 mercados estão catalogados, no quadro da formalização dos empreendedores, com o envolvimento de 60 brigadistas que auxiliam as equipas que integram técnicos da administração municipal, do Instituto Nacional de Segurança Social, da Administração Geral Tributária (AGT), bancos, educação, entre outros.

O PREI, inserido no Plano Nacional de Desenvolvimento 2018-2022, foi lançado oficialmente em Janeiro de 2022, em Luanda, e destina-se à formalização de todos os operadores económicos nos mercados e praças, incluindo as actividades dos profissionais liberais, como pedreiros, canalizadores, ladrilhadores, electricistas, técnicos de frio e outros.





Notícias de Interesse

PAN envia condolências ao parlamento cabo-verdiano

Segunda, 13 Maio De 2024   21h10

Angola e Zimbabwe discutem reforço da cooperação

Segunda, 13 Maio De 2024   17h12

Ministro recebe delegação cubana

Segunda, 13 Maio De 2024   16h03

SADC realiza cimeira extraordinária 

Segunda, 13 Maio De 2024   10h44

+