PREI instala novas lojas no mercado do Km 30

     Economia           
  • Luanda     Quarta, 06 Março De 2024    17h41  
Mercado do 30 em Luanda no Lançamento do Programa de Reconversão da Economia Informal
Mercado do 30 em Luanda no Lançamento do Programa de Reconversão da Economia Informal
Francisco Miúdo

Viana – Os mercados do Km 30 e da Sanzala, no município de Viana, em Luanda, vão contar, brevemente, com novas lojas para instalar os serviços ligados ao Programa de Reconversão da Economia Informal (PREI), assegurou esta quarta-feira, na capital angolana, a coordenadora deste projecto, Paula Coelho.

Em declarações à imprensa, a propósito de uma visita de campo para avaliar o trabalho que está a ser desenvolvido pela loja instalada no mercado do Luanda Sul, no distrito sede de Viana, a responsável adiantou também a expansão dos serviços do PREI em todos os mercados que ainda não têm instalações apropriadas.

Garantiu, igualmente, a realização de campanhas de sensibilização para formalização da economia, no distrito urbano do Zango e na comuna de Calumbo, bem como promoção de formações aos micro-empresários, nestas localidades.

Paula Coelho augurou ainda que o PREI possa reforçar cada vez mais o processo de arrecadação de receitas do Estado, com vista a ajudar os micro-empresários a alavancarem os seus negócios.

Quanto a visita à loja do Luanda Sul, a fonte disse que o objectivo é alinhar todos os pressupostos e verificar como está a arrecadação do RUP deste mercado e dos vendedores ambulantes.

Na ocasião, a coordenadora do PREI a nível das províncias destacou o desempenho do ‘AGRIPREI’, uma outra vertente que já funciona em Viana, com uma ‘ochitanda’ que trata dos produtos e apresenta bons resultados.

Por seu turno, o responsável dos mercados de Viana, António Domingos, afirmou que o encontro foi para despertar as administrações dos mercados sobre o PREI, um programa que veio alavancar a economia do país.

A loja do mercado do Luanda sul foi instalada em Novembro de 2023, para ajudar as vendedeiras de bancadas e ambulantes a formalizarem a sua actividade, no âmbito do PREI, um programa do Governo angolano, em parceria com a União Europeia e bancos.

O processo de formalização da economia informal contempla serviços multissectoriais, nomeadamente a Direcção Nacional de Identificação, Registo e Notário, Administração Municipal, Administração Geral Tributária (AGT), Guiché Único da Empresa (GUE), Instituto Nacional do Emprego e Formação Profissional (Inefop), Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (Inapem), Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) e sociedades de micro-crédito. HDC/QCB





Notícias de Interesse

+